Mais de 14 mil pessoas participaram do Circuito 2020


O Circuito de Cinema Catarinense para Crianças e Jovens em 2020 surpreendeu e superou expectativas. Aproximadamente 14,5 mil pessoas participaram do evento totalmente online e gratuito, realizado de 31/8 a 8/9.

 

imagem da live de abertura do Circuito

 

Foram realizadas um total de 15 lives, transmitidas ao vivo pelas redes YouTube e Facebook. A programação foi dividida em três módulos: oficinas de audiovisual para contextos educativos, Conversas sobre Cinema e Educação e, por fim, exibição de filmes catarinenses, com bate-papo sobre cinema para crianças ao final de cada sessão.

As lives das Conversas sobre Cinema e Educação, sessões de cinema online com bate-papos e live de relato de experiências com professores estão disponíveis para serem assistidas a qualquer momento no canal do YouTube TV Mostra.

Filmes que fizeram parte da seleção deste Circuito – 10 curtas catarinenses e 10 curtas nacionais – também estão liberados.

“Nosso convite é para os educadores aproveitarem os filmes e exibirem para seus alunos. Ali tem uma oportunidade de promover sentimento de pertencimento, além de ampliar a percepção sobre diferentes culturas”, afirma Luiza Lins, diretora do Circuito e da Mostra.

O Circuito  foi o primeiro evento da Mostra de Cinema Infantil realizado totalmente online, por conta da Pandemia e necessidade de isolamento social.

A Mostra deste ano está sendo pensada tendo como base a experiência do Circuito, explica Luiza. “O Circuito foi um sucesso e nos preparou para realizar a Mostra, que será parte online e parte presencial, se a situação permitir. Nossa prioridade é a saúde do nosso público neste momento delicado”, enfatiza.

A Mostra de Cinema Infantil acontecerá no final da Primavera.

 

Uma breve retrospectiva do Circuito

As oficinas de produção de cinema para contextos educativos com o Coletivo Mobile Educacional entraram em conceitos e mergulharam fundo na prática, dando informações e ferramentas imprescindíveis para levar o audiovisual para as aulas.

Nas Conversas sobre Cinema e Educação, a troca de ideias e experiências encantou os participantes, que nos comentários das lives demonstraram entusiasmo e gratidão.

“Obrigada por esse apoio que estamos tendo neste momento. Está sendo maravilhoso”, disse Maria Helena C Silvano, em comentário pela rede Facebook, durante live. No total, só nessa rede foram 4,8 mil interações.

Especialistas de referência no Brasil no assunto como Cláudia Mogadouro (SP), do Cineclube de Educadores; Marialva Monteiro (RJ), fundadora do CINEDUC – Cinema e Educação; Gabriela Romeu (SP), jornalista, documentarista e escritora, especializada em produção cultural para a infância; e os paraibanos Felipe Leal e Ana Bárbara Ramos, do projeto Semente Cinematográfica; entre outros, debateram pautas como educação audiovisual, criação de filmes nas escolas, filmes com e para crianças e Lei 13.006 e a formação de professores estão na programação. Junto as conversas, tivemos relatos de experiências.

No final de semana e feriado de 7 de setembro, foram transmitidas sessões de cinema online com curtas catarinenses, seguidas de bate-papo com realizadores, entre os quais estavam Luiza Lins, Chico Faganello, Marco Martins e Patrícia Monegatto.

O Circuito fechou com chave de ouro, com relatos de experiência de professores, além de anúncio e exibição do melhor filme eleito pelo voto popular durante o evento.

 

Melhor filme

O vencedor da votação de melhor curta-metragem catarinense do Circuito foi o filme “Nuvem”, de Vanessa Sandre. O curta conta a história da pequena e sonhadora Franciely, que vive em um sítio com sua mãe, Irene, uma mulher amargurada. Em uma visita, sua tia Rose conta que fará uma viagem de avião, e pergunta à Franciely o que ela quer de presente. A resposta é a mais inesperada: um pedaço de nuvem.

 

Conheça os finalistas

1. Nuvem, de Vanessa Sandre

2. Meu Tio que Me Disse, de Vanusa Angelita Ferlin

3. O Samba Daqui, de Melina Anson

 

Momentos memoráveis

A cada dia do Circuito, frases memoráveis dos participantes foram registradas. Quer saber, por meio de ideias e experiências compartilhadas, como foi o nosso evento?

Acesse nosso Instagram: https://www.instagram.com/mostradecinemainfantil/

Aproveite e inscreva-se no nosso canal de YouTube TV Mostra: https://www.youtube.com/c/TVMostra

Também estamos no Facebook: https://www.facebook.com/mostradecinemainfantil/

 

Outros números do Circuito

Visualizações totais nas redes Facebook + Youtube = 34.429

Espectadores únicos só no YouTube: 13,7 mil

Fonte: Facebook e YouTube

Uma resposta

  1. Ana Cristina Raimundo Kruscinski

    Foi tudo maravilhoso! Uma ótima oportunidade de aprendizado para os educadores e outras pessoas atuantes na área da educação e tecnologia. Gratidão e parabéns a todos os envolvidos.

Deixe seu comentário