Mostra lança 4º DVD de filmes

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis lança mais um DVD com 11 filmes do acervo. O evento acontece nesse sábado, dia 26, às 16h, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, com entrada gratuita e distribuição do DVD para o público. Em 2011, para comemorar uma década da Mostra, foi lançado o box com três DVDs com 33 curtas-metragens brasileiros exibidos nos últimos 10 anos. Agora são 44 os títulos da Mostra disponível para escolas e cineclubes. Segundo Luiza Lins, diretora do festival, houve um crescimento na quantidade e qualidade da produção para a infância e adolescência no Brasil e aumentou a procura pelo acervo do festival, que prestigia esta faixa etária.

Os 11 filmes do 4º DVD vem com legenda para beneficiar portadores de deficiência auditiva. As legendas funcionam com um recurso similiar ao closed-caption, utilizado na programação televisiva. “Ao disponibilizar o recurso da legenda, cumprimos o objetivo de incluir cada vez mais as crianças na produção cinematográfica brasileira”, diz Luiza.

A legenda, que é opcional, vai beneficiar um público alijado do cinema por não poder ouvir os diálogos, as músicas, e os ruídos. Segundo o censo do IBGE de 2010, estima-se que 9,8 milhões de brasileiros – o que equivale a 5% da população do país – possuem algum tipo de deficiência auditiva.

Os curtas do DVD integram a programação do 2º Circuito Estadual de Cinema Infantil, previsto para ocorrer em julho nos 293 municípios catarinenses. O lançamento é uma parceria da Mostra com o sitewww.filmesquevoam.com.br, que disponibiliza filmes gratuitamente para download.

Entre os curtas selecionados para o 4º DVD, há o vencedor do prêmio de Melhor Filme de 2012 da Mostra, O Filho do Vizinho (foto), de Alex Vidigal, de Brasília, que narra a história de amizade entre dois meninos. Há também dois filmes catarinenses, O Mistério do Boi Mamão, de Luiza Lins, e Campeonato de Pescaria, de Luiza Lins e Marco Martins.

Completam a lista filmes do Ceará, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. A 11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis ocorre de 29 de junho a 15 de julho no Teatro Pedro Ivo. O DVD tem o apoio do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (Funcine) e da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura.

 

FILMES

O filho do Vizinho, de Alex Vidigal, ficção, DF
Uma estrela no quintal, de Danielle Divardin, animação, SP
Os caçadores de Saci, de Sofia Frederico, ficção, BA
Feira da fantasia, de Talvanes Moura, animação, CE
Cores e Botas, de Juliana Vicente, ficção, SP
Josué e o pé de Macaxeira, de Diogo Viegas, animação, RJ
Traz outro amigo também, de Frederico Cabral, ficção, RS
Menina da chuva, de Rosaria Moreira, animação, RJ
O Mistério do Boi Mamão, de Luiza Lins, ficção, SC
O Nordestino e o Toque de sua Lamparina, de Ítalo Maia, animação, CE
Campeonato de Pescaria, de Luiza Lins e Marco Martins, ficção, SC

O quê: Lançamento do 4º DVD da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
Quando: Dia 26, sábado, às 16h
Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis
Quanto: gratuito

 

 



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    [honeypot website]

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil