Filmes, oficinas e shows no final de semana

Uma série de curtas-metragens com fábulas russas, um apanhado das melhores animações exibidas pelo festival Anima Mundi e a pré-estreia de um raro longa-metragem estrangeiro voltado para crianças a partir de quatro anos são os destaques da programação de filmes deste próximo final de semana da Mostra. As atividades previstas para o Teatro Governador Pedro Ivo incluem também a realização de oficinas e apresentações musicais.

No sábado, 26 de junho, a sessão O melhor do Anima Mundi para as crianças, às 14h, leva às telas os curtas-metragens “Achados e perdidos” (Lost and found, de Philip Hunt), da Inglaterra, “O garoto de argila” (Glin’ka, de Stepan Koval), da Rússia, “O rato linguarudo” (The mouse with a mouth, de Andrea Kiss), coprodução entre Bélgica, França e Hungria, e Paul e o dragão (Pultje en de draak, de Albert Hooft e Paco Vink), da Holanda.

A seleção Diversidade Brasil, com filmes em competição, se divide em dois programas: às 10h, traz oito curtas indicados para crianças acima de quatro anos, com a sessão seguida de bate-papo com o público com o diretor carioca Alexandre Bersot, de “Imagine uma menina com cabelos de Brasil…”, e o catarinense Eduardo Drachinski, de “Doce turminha e a bola cor de chiclete”.

Às 16h, a programação competitiva reúne outros seis filmes, para crianças acima de seis anos. Em seguida, André Tavares, representante da ONG carioca Cinema Nosso, conversa com o público sobre o curta “Família Vegan”, exibido nesta sessão.

No domingo, 27, a Mostra tem início às 10h com a pré-estreia no Brasil do longa-metragem de animação alemão “O melhor amigo da lua” (Moonbeam bear, de Mike Maurus e Thomas Bodenstein). No filme, a Lua cai do céu perto da casa de seu maior admirador, o ursinho Da Lua. Ele fica muito contente com a visita, mas a alegria dura pouco porque ela mergulha em um sono profundo e ninguém consegue despertá-la. A sessão será aberta com a exibição do curta-metragem “Doidito – Aprendendo a voar”, de Paulo José (SP). A recomendação etária é a partir de quatro anos.

A programação internacional continua às 16h, com a sessão Histórias Preciosas, que apresenta cinco fábulas sobre as diferentes etnias que povoaram a Rússia. Esta série, realizada pelo primeiro estúdio privado de animação da Rússia, já ganhou muitos prêmios internacionais. Cada história tem seu lado fantasioso e oferece boas oportunidades de interpretação e reflexão.

Vista no conjunto, a série compõe um longa em episódios, formado pelos filmes “A pequena órfã” (Kroshechka-Khavroshechka), de Inga Korzhneva, “Rico de repente” (Chepogi), de Leon Estrin, “O ovo mágico” (Kuygorozh), de Sergey Olifirenko, “A menina e a raposa” (Zhiharka), de Oleg Uzhinov, e “Maima muito esperado” (Maima long awaited), de Inga Korzhneva.

O programa competitivo do domingo traz duas sessões diferenciadas: às 14h, para crianças a partir de seis anos, e às 18h, com oito curtas classificados para espectadores a partir de 12 anos. Nesta última, a Sessão Jovem, serão apresentados filmes de ficção e animação, com direito à apresentação de clipe musical e a uma animação sobre o ídolo do futebol Garrincha.

Além da programação de filmes, ocorrem também duas oficinas: de animação com a técnica pixilation, ministrada por Melina Curi, e realização de vídeo com celular, do projeto MVMob – Minha Vida Mobile, que propõe o uso do aparelho celular como ferramenta de apoio ao ensino nas escolas.

A programação musical contará com show de Valdir Agostinho, renomado artista da Ilha, no sábado, e do Coral das Crianças Indígenas da Comunidade Guarani, do Morro dos Cavalos, no domingo. As apresentações ocorrem no Palquinho da Mostra, sempre às 17h30.

No hall do teatro Pedro Ivo, os pequenos podem desfrutar de uma sala de leitura da biblioteca Barca dos Livros, videoteca, espaço interativo de realidade ampliada, camarim para caracterização (com maquiagem e cabelo), distribuição de brindes, brincadeiras com animadores, entre outras diversões.



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    [honeypot website]

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil