Cineclube da Mostra: Filmes de qualidade, de graça, o ano inteiro

O mês de abril deu a largada para a programação de 2023 do Cineclube da Mostra de Cinema Infantil. Serão exibidos curtas e longas-metragens nacionais e internacionais do acervo do festival todos os sábados, em sessão às 16h, no cinema do CIC, com entrada gratuita. 

Além do retorno das atividades, uma novidade que amplia ainda mais o acesso à arte e a cultura: será inaugurado, no dia 13 de abril, o projeto Cineclube Escolar, que promoverá sessões para escolas nas quintas-feiras de manhã e à tarde.

A parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis fortalece a aproximação do cinema e da educação na Capital catarinense, iniciada no ano passado, quando a Mostra realizou sessões em mais de 100 escolas e bairros educadores. A participação das escolas no Cineclube Escolar se dará mediante agendamento pelo e-mail educadoresmci@gmail.com .

“Temos um cardápio de filmes a oferecer para as escolas e os educadores irão definir quais deles irão compor a sessão. Será uma construção coletiva”, afirma Luiza Lins, diretora da Mostra, grande guarda-chuva de outras iniciativas que valorizam o cinema brasileiro e constroem cidadania.

As primeiras sessões do Cineclube Escolar, no dia 13 de Abril, exibirão os longas nacionais “Turma da Mônica: Lições”(2021), de Daniel Rezende, e “Pluft, o Fantasminha” (2022), com direção de Rosane Svartman.

“Pluft, o Fantasminha” abre a programação aos sábados

Para dar a largada no Cineclube da Mostra, com sessão aos sábados,  será exibido “Pluft, o Fantasminha” (2022), com direção de Rosane Svartman, um sucesso de público e crítica exibido na Mostra do ano passado. O filme, inspirado na peça teatral clássica de Maria Clara Machado (1921-2001), conta a história da inesperada amizade entre um fantasma que morre de medo de gente e a menina Maribel e das muitas aventuras que vivem juntos. Um marco no cinema para crianças, é o primeiro longa infantil filmado em 3D do país e utiliza tecnologias para alcançar os efeitos especiais como filmagens subaquáticas.

Nos finais de semana seguintes, ainda em Abril, serão exibidos curtas nacionais e internacionais e longas-metragens internacionais, entre eles a animação francesa “O segredo de Eleonor / Kérity, la Maison des Contes” (2009), de Dominique Monféry, parte da programação especial da Semana  do Livro Infantil, uma parceria do Cineclube da Mostra com a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

Sobre o Cineclube da Mostra

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil e é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil. Acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense e, em 2020, passou a ser também on-line, transmitindo sua programação para todo o Brasil.

O Cineclube da Mostra iniciou as atividades em 2017, no Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura, com objetivo de promover a inclusão social através da arte e do cinema.

Com sessões que exibem filmes do acervo da Mostra, sempre gratuitas, tem público diverso e sala lotada, possibilitando acesso a cinema de qualidade, que pensa nas crianças com respeito e carinho pelo seu desenvolvimento. Cidadania, identidade nacional, diversidade cultural brasileira e do mundo estão entre as temáticas dos filmes exibidos.

O Cineclube da Mostra é uma realização da Lume Produções Culturais e Núcleo de Ação Integrada, com patrocínio das empresas Engie Energia, SCGás e Da Magrinha, através da Lei Rouanet, além do Fundo para Infância e Adolescência de Santa Catarina.

Mostra de Cinema Infantil 2022

Agende-se – Programação de Abril/2023

Cineclube da Mostra
Sábados, às 16h

01/04
Sessão Longa Nacional  (88 min) Livre
Pluft, o fantasminha (De Rosane Svartman, ficção, Brasil, 2022, 88 min) Livre
Pluft mostra a inesperada amizade entre o fantasma que morre de medo de gente e a menina Maribel. Ela é sequestrada pelo pirata Perna de Pau, que quer usá-la para achar o tesouro deixado pelo seu avô, o falecido Capitão Bonança Arco-íris. Na casa abandonada onde o velho morou, Maribel espera pela ajuda dos marinheiros Sebastião, João e Julião, muito amigos do velho capitão, que saem em uma atrapalhada busca pela garota.

08/04
Sessão Curtas de Animação Nacionais-Mostra 2022 (51 min) Livre
Aquarelado (De Elisa Guimarães, MG, animação, 2022, 3 min.)
“Aquarelado”, dirigido por Elisa Guimarães e produzido pela Espacial Filmes, faz parte do Projeto Clipes Aquarelados, do Grupo Maria Cutia de Teatro. É o último trabalho, de uma série de cinco músicas, lançado oficialmente na página do YouTube da companhia, no dia 23 de abril de 2022. O videoclipe brinca com a estética da aquarela ao trazer o universo infantil na perspectiva de uma criança brincando, desenhando e misturando as tintas. A técnica de animação varia entre cut-out e tradicional.

O templo do rei (de Verônica Cabral, SP, animação, 2021, 5 min)
A tranquilidade dos pacíficos cidadãos de Jaguara é interrompida quando uma velha profecia se torna real.

O acordeonista (de Guilherme Dimov e Marcelo Pitel, SP, animação, 2022, 2 min.)
Um músico de rua vaga pela cidade à procura de um espaço para exibir sua arte, mas encontra dificuldades, pois o espaço urbano começa a ser disputado pelo som de caixas amplificadoras cada vez mais potentes.

João no reino de papelão (Rodrigo Vulcano e Lucas Lima, SP, animação, 2021, 16 min)
João é um menino que gosta das coisas simples. Um Manoel de Barros mirim. Ele entra numa viagem a mundos imaginários em busca de sua coroa de Rei. Nessa viagem ele faz novos amigos e descobre que a felicidade está em todos os lugares. Sempre é tempo de aventura! Sempre é possível um novo olhar!

Tom-Tom dente de leão (de Ariédhine Carvalho, SP, animação, 2021, 3 min.)
Tom-Tom é uma menina de nove anos de idade, negra e de cabelos crespos, que quer ter os cabelos lisos como os de sua boneca. Quando esse desejo a frustra, Tom-Tom surpreende-se com a força e a leveza de sua própria beleza.

Lucy solta os bichos (de Sergio Martinelli e Billy Fernandes, SP, animação, 2022, 12 min.)
Lucy é uma menina de nove anos, vegetariana, que vive em um orfanato sonhando em um dia ser adotada. Ela tem o incrível dom de entender e falar com a natureza e com os animais, e nem mesmo os insetos escapam das suas conversas.

Coelhitos e Gambazitas (de Thomas Larson, SP, animação, 2022, 10 min.)
Pelo ponto de vista do irmão mais velho, a história tem como pano de fundo o segundo casamento do pai e a formação de uma nova família com a madrasta e sua filhinha bebê. A convivência e os conflitos da relação familiar têm como foco principal a relação entre as crianças e os aparelhos eletrônicos, principalmente porque o irmão mais velho mistura a realidade concreta com a fantasia dos ambientes dos jogos.

15/04

Sessão Longa Internacional (75 min) | Parceria com a Semana Municipal do Livro Infantil
O segredo de Eleonor / Kérity, la Maison des Contes (de Dominique Monféry, Animação, França, 2009, 75min)
Nathaniel ainda não consegue ler, mas já conhece todos os personagens dos contos de fadas. Eles saem dos livros e ganham vida, pois precisam de ajuda para sobreviver e fazer com que suas histórias sejam conhecidas pelas novas gerações. Mais difícil que aprender a ler, será executar um plano para salvá-los.

22/04

Sessão Curtas Internacionais (42min) Livre
Lístek (de Aliona Baranova, República Tcheca, animação, 2019, 5 min)
Um enorme marinheiro ganha uma folha de outono de uma pequena garota. Isso o faz lembrar de seu lar. Quanto tempo faz que ele não está lá? Ele corre para encontrar seus velhos pais. O que irá encontrar?

Clair de lune (de Jean-Baptiste Caillet, Pauline Camensuli, Clara Beagrand, Hugo Bussiere, Hugo Jacquet (França, animação, 2020, 7min)
Sentindo-se culpado por ter esquecido o livro que havia prometido à sua filha, Tom precisa ser criativo para contar para ela uma história de fantasia e, assim, não desapontá-la.

Guillermina y Candelario – El Mejor Hermano del Mundo / Guillermina e Candelario 
O Melhor Irmão do Mundo (de Marcela Rincón González, Colômbia, animação, 2020, 12 min)
Guillermina está muito aborrecida com Candelario por ele ter danificado sua escultura de areia. Ela grita que o odeia e entra no mar para relaxar. Ao visualizar um cardume maravilhosamente sincronizado por seus laços de irmandade, Guille reflete. Assim, procura seu irmão para pedir-lhe desculpas e dizer que é o melhor irmão do mundo!

La piñata (de Verónica Ramírez, México, ficção, 2020, 13 min)
Lorena é uma menina de 7 anos que quer ganhar a competição de pinhatas da escola cujo grande prêmio é “uma bicicleta”. Então ela cria uma pinhata muito especial.

Ailin en la Luna / Ailín na Lua (de Claudia Ruiz, Argentina, animação, 2019, 5 min)
Cozinhar, lavar, passar, entre outras tarefas, fazem parte da rotina de Vilma, mãe de Ailín, menina inquieta de 4 anos que só quer brincar e precisa de atenção. Certo dia, ela tira a mãe do sério, e elas se afastam uma da outra. Mas Vilma reconhece que está cansada e esgotada, e logo as duas voltam a se falar.

29/04

Sessão Clássicos do Cinema Infantil – Longa Internacional (103 min) Livre
Ponyo (de Hayao Miyazaki, animação, Japão, 2008, 103 min)
Ponyo é uma peixinha dourada que conhece o garoto sosuke. Ele a leva para sua casa e decide cuidar dela. O amor e a amizade entre os dois é tão grande que Ponyo resolve se tornar humana só para ficar mais tempo ao lado de seu amigo.


Publicado em 29 março 2023


Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    patrocinadores da Mostra
    Mostra de Cinema Infantil