Em cada escola brasileira, um cineclube

Crianças no cinemaEm cada escola brasileira, um cineclube. Esta é a proposta do Seminário Estadual de Cineclubismo, Cinema e Educação, que ocorre nesta terça-feira, das 8 às 17 horas no Hotel Majestic, e faz parte da programação da 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

Segundo Gizely Cesconetto, da comissão organizadora, este é o primeiro seminário estadual realizado no Brasil. Serão organizados encontros em outros Estados, até culminar com o Seminário Nacional, agendado para junho de 2012. Entre os convidados para o encontro de Florianópolis, os educadores Felipe Macedo, Adriana Fresquet e Monica Fantin, que lançam livros sobre Cinema e Educação às 17h30. Completa a mesa de debate, mais uma educadora, Gilka Girardello.

O Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC), um dos co-organizadores do seminário, propõe uma concepção democrática para as salas de cinema nas escolas, com um programa de formação de cineclubistas em narrativa cinematográfica e relações com educação e proposição de parcerias com os ministérios de Educação e Cultura e secretarias estaduais e municipais de educação.

O seminário vai discutir o uso do audiovisual como recurso pedagógico, o ensino do cinema como instrumento de expressão do aluno e da comunidade, a preparação dos professores, o cineclube como instituição de auto-formação do público e como elemento de integração entre a escola e a comunidade. O encontro vai apresentar relatos de experiências com cinemas em escolas, mesa redonda, e um depoimento gravado da professora Marialva Monteiro, do Cineduc, uma entidade de cinema e educação sem fins lucrativos.

O seminário terá a participação de Fabiano Teixeira do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Santa Catarina, do Presidente da Fundação Catarinense de Cultura – Joceli de Souza, superintendente Adjunta da Fundação Franklin Cascaes,. Roseli Maria da Silva Pereira, e Luiz Alberto Cassol, presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC), e Luiza Lins, diretora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil