Edição fac-similar de “Novos contos” será lançada no último dia de Mostra

Neste domingo (8), quem passar pela Mostra de Cinema Infantil poderá conferir o lançamento da edição fac-similar do livro “Novos Contos”, às 15h, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. Lançada em 1954, a obra foi escrita pelo catarinense Rogério Sganzerla, aos oito anos de idade, e é considerada o primeiro livro infantil da cidade de Joaçaba (SC).

A reedição de “Novos contos” é uma realização independente da Miríade Edições em parceria com Grafatório e traz consigo, além da edição fac-similar, impressa em tipografia, um texto-depoimento de Zenaide Sganzerla, mãe de Rogério, e carimbos e selos produzidos pela equipe Grafatório. Zenaide conta que, aos oito anos, Rogério reuniu a pequena coletânea de contos que escrevia em pedaços de papéis e guardava na escrivaninha e foi até uma tipografia de Joaçaba para imprimir e transformá-los em livro. Com a autorização dos pais, a ideia se concretizou. Rogério continuou a carreira escrevendo sobre cinema e fazendo filmes.

Gabriela Bresola, editora à frente da Miríade Edições, foi quem teve a ideia de reeditar e fazer a edição fac-similiar de “Novos contos”, devido à admiração por Rogério Sganzerla. “Nasci em Joaçaba e sou fã de Sganzerla. Participei de algumas produções de filmes e materiais sobre ele e em todos os relatos da mãe e do irmão eles citavam o livro “Novos contos” e eu, como sou editora de livros e sempre procurei saber quem escrevia e quem publicava em Joaçaba, me interessei e fui atrás do livro”, relata. O livro será lançado também em Londrina (PR), Joaçaba (SC), São Paulo (SP) e Rio de janeiro (RJ) com datas a serem divulgadas.

Além do lançamento, no último dia de Mostra, às 16h, haverá o show de encerramento gratuito com a atração “Tchiribim Tchiribom cantando pelo Mundo com Fortuna”, com músicas de Hélio Ziskind. Para participar basta retirar o voucher durante o festival e trocar pelo ingresso na bilheteria do Teatro Governador Pedro Ivo uma hora antes do show. Vale lembrar que toda a programação é gratuita.

 

Texto: Ana Luiza Fernandes





Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil