Dublagem ao vivo na Mostra

Os quatro curtas do diretor francês Michel Ocelot, em cartaz na 8ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, serão dublados ao vivo por profissionais catarinenses. As sessões ocorrem na sexta-feira, dia 10, às 19 horas, na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura, com entrada gratuita, e no sábado, dia 11, às 14 horas, no Teatro Pedro Ivo, na SC-401, com ingressos a R$ 2,00.

Serão exibidos os curtas Les 3 Inventeurs, La Princesse Insensible, La Belle Fille et le Sorcier, feitos durante a década de 80, e L’Invité, de 2008. Após as sessões haverá uma palestra com o diretor francês, que vai falar sobre sua obra. A técnica da dublagem ao vivo foi desenvolvida em Santa Catarina pela Mostra de Cinema Infantil. Nos últimos anos foram trazidos para o Estado profissionais que dublaram filmes e ensinaram a técnica para atores catarinenses.

Em 2006, a Mostra promoveu uma oficina de dublagem ao vivo com a professora Heloísa Stockler, do Rio de Janeiro. A partir de então alguns atores desenvolveram a atividade profissionalmente. Quem coordena a dublagem na Mostra deste ano é a atriz e professora Gláucia Grígolo, também produtora, e mestre em Teatro pela Udesc. Nesta edição, quatro atores catarinenses se revezarão para dar voz aos personagens do filmes de Ocelot. Todos fizeram a oficina com Heloísa Stockler.

A dublagem ao vivo é um pouco diferente da dublagem convencional: o volume do som original do filme é reduzido, mas continua audível, criando a ambientação. Os dubladores, munidos do roteiro com as falas, fazem o trabalho aos fundos do cinema. Em cada sessão ocorre uma situação única, o que aproxima o cinema do teatro, suscetível ao erro e, consequentemente, ao improviso.

A equipe deste ano recebeu previamente os filmes e a tradução inédita de Mariana Nunes. Alguns interpretam mais de um personagem, como Ana Paula Possapi, que chega a fazer três vozes diferentes.

Veja vídeo sobre a Dublagem ao Vivo na 8ª Mostra:

Trecho de Les 3 Inventeurs, curta de 1980:



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    patrocinadores da Mostra
    Mostra de Cinema Infantil