Curta de Natal produzido por família é destaque do fim de semana

Filme será exibido na Sessão de Curtas Nacionais do sábado, 8

 

Fazer uma roupa para o Papai Noel poder vir ao Brasil e sobreviver ao calor do verão é a missão das crianças no curta-metragem A Roupa Nova do Papai Noel, de Guto Bozzetti e André Bozzetti, que integra a programação da Sessão de Curtas Nacionais no sábado, 8 de julho, às 14h.

Resgatando a tradição de outros Natais da família de apresentar uma peça de teatro para as crianças, Guto Bozzetti sugeriu trazer de volta o costume mas, dessa vez, colocando os pequenos encenando para adultos. As duas filhas, Estela e Olivia, do diretor são amigas dos netos da irmã dele, Carolina e o Raul, que são gêmeos, e as crianças, que têm entre 6 e 9 anos, se denominam ‘o quarteto’. “A ideia geral era fazer um filme de natal do quarteto, onde eles tivessem que resolver algum problema na noite de Natal”, recorda Guto.

A produção envolveu muita gente da família de Porto Alegre/RS. Sílvia Bozzetti, irmã de Guto, faz a única participação adulta no curta. A parte audiovisual, de organizar as gravações e fazer a direção foi uma parceria com André Bozzetti, sobrinho. Os figurinos, a produção, os cenários e até os lanches nos intervalos de gravação tiveram a participação das esposas dos diretores e também a ajuda da mãe de Guto, Índia Bozzetti, que já tem 84 anos.

“A pretensão era unicamente fazer um filme pra exibir na noite de Natal para a família. Mas passado a data, decidimos colocar o filme em alguns festivais infantis e a Mostra foi o primeiro a selecioná-lo”, explica o diretor. Guto Bozzetti já produziu filmes de animação para a TV e participou de outras edições da Mostra com curtas como PEREBA F.C. – Vai que é tua! e A princesa e o violinista.

Estela, Olivia, Carolina e Raul, protagonistas do curta, estarão presentes no dia da exibição do filme. “Para elas vai ser muito legal poder participar desse ambiente, com outros filmes e outras crianças. Já participei da Mostra em outras ocasiões, com filmes de animação que produzi para a TV e sei que o clima é de total ludicidade, por isso decidimos participar”, destaca.

 

Programação Nacional

Além de promover cinema para crianças e incentivar a produção nacional no gênero, a Mostra de Cinema Infantil busca trazer filmes que valorizem a cultura brasileira e apresentem ambientes, cenários e personagens que se aproximem com a realidade das crianças.

A última Sessão de Curtas Nacionais será realizada no sábado, 8 de julho, às 14h, e é a última que integra a Mostra Competitiva. Além de A Roupa Nova do Papai Noel, de Guto Bozzetti e André Bozzetti, outros curtas integram a sessão: Brinquedo novo (Rogério Boechat), Eric acorde (Telmo Carvalho), Godofredo, sorvete (Eva Furnari), Macacada (Thomas Larson), Lipe, vovô e o monstro (Felippe Steffens e Carlos Mateus) e O pequeno mundo de Dante (João Godoy Rocha e Fernando Ferraz).

 

 

Texto: Milena Coutinho




Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    patrocinadores da Mostra
    Mostra de Cinema Infantil