Crianças desenvolvem curta em oficina

Crianças de 5 a 12 anos participaram da Oficina de Produção Audiovisual da 15ª edição da Mostra. Os pequenos escolheram o CD Guerra de Travesseiros, do Dorso do Rinoceronte, para criar um roteiro e produzir um filme.

Com a ajuda de Rita da Silva e Kurt Shaw, diretores da Usina da Imaginação e ministrantes da oficina, as 13 crianças fizeram observações sobre a letra para decidir o que teria no curta. “Pode ser uma coisa feita por atores ou animação” diz Felipe, 10 anos, respondendo a pergunta de Kurt sobre o que é um filme. O garoto, que já participou da Oficina no ano passado, conta que gosta de se envolver no projeto porque adora teatro e se interessa pelos sets de gravação.

Para entrar no clima da música, os pequenos foram divididos entre dois exércitos e obedeciam as ordens de seus comandantes. Depois de traçar estratégias de luta, era hora de entrar em ação para gravar e protagonizar as cenas do curta-metragem, que terá cerca de três minutos.

“Eu gosto de monitorar o som” revela Maria Antônia Mafalda, de 11 anos, que participou pela primeira vez e adorou o que aprendeu. A oficina, além de mostrar as crianças como acontece a produção, também estimula a criação, como aconteceu com Laís, de 8 anos, que participou ano passado. “Ela começou a fazer vídeos em casa e a perder a vergonha” conta Fernando Camargos, pai da menina.

Após a filmagem dos takes, os pequenos diretores se reuniram no hall do teatro para desenhar e representar através de lápis e cantes coloridas, como eles enxergam a guerra e o mundo. Alguns desses desenhos serão transformados em animação e participarão do curta.

 

Fotos: Kélen Oliveira

 

 



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    [honeypot website]

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil