Iniciam as Sessões Escola

Aproximadamente 70 escolas públicas e privadas da capital catarinense participam, a partir desta segunda-feira, 21 de junho, das Sessões Escola da 9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Até o dia 1º de julho, cerca de 10 mil crianças poderão assistir aos curtas-metragens da Mostra Competitiva no Teatro Governador Pedro Ivo. Para os estudantes de escolas públicas, o evento oferece transporte gratuito até o teatro.

Acompanhados pela professora Giovana Pacheco, os alunos do 1º ao 4ª ano do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal Henrique Veras foram os primeiros a chegar. Brenda, de 9 anos, vem na Mostra pelo segundo ano consecutivo e aguardava ansiosa o início da sessão. Entre risadas, aplausos e assovios, cerca de 400 crianças lotaram o teatro para assistir aos sete curtas-metragens exibidos pela manhã: “O boxeador”, de Leonardo Wittmann (RS), “O que nosso corpo faz para que a gente cresça e se modifique?”, de Mateus Di Mambro, (MG); “A garrafa do Diabo” , de Fernando Coimbra (SP); “E agora o que nois ramú cumê?” , de Daniel Luiz Batista (AM); “Carreto”, de Claudio Marques e Marilia Hughes (BA), “Vivi Viravento”, de Alê Abreu (SP); e “A profecia de Asgard” , de Giu Jorge (RJ).

“Gostamos de todos os filmes”, vibraram os alunos da Escola de Ensino Fundamental Cristo Rei, ao mesmo tempo em que se deliciavam com as pipocas que ganharam. Para a professora Vera Lúcia Custódio, essa é uma atividade gratificante. “Os filmes passam mensagens importantes, que podem ser debatidas em aula e levadas para a vida”, diz.

Durante à tarde mais de 500 crianças assistiram a sessão que contemplou a exibição dos filmes “Minhas férias”, de Arnaldo Galvão (SP); “O menino mofado”, de Andre Pellenz (RJ); “Imagine uma menina com cabelos de Brasil..”, de Alexandre Bersot (RJ); “O cozinheiro negro”, de Eduardo Kishimoto (SP); “Godofredo – Nhact”, de Eva Furnari, (SP); “A sombra misteriosa”, de Maurício Squarisi e Wilson Lazaretti (SP); e “Família a gente não escolhe”, de Marcio Schoenardie.

São duas sessões diárias, uma às 9h e outra às 14h. Na terça-feira, 22 de junho, as crianças poderão assistir à exibição dos filmes “De onde vem a nossa voz?”, de Mateus Di Mambro (MG); “Língua livre”, de Igor Spacek e Ivan Spacek (SP); “Rupestre”, de Paulo Miranda (GO); “O imaginante quarto da vovó”, de Marcela Arantes (SP), “Teo e sua turma em: o menino que não gostava de tomar banho”, de André Rodrigues (PE); “O primitivo”, do Cinema Nosso (RJ), “O retorno de Saturno”, de Lisandro Santos (RS).

No dia 23, quarta-feira, serão exibidos “Godofredo – O rádio”, de Eva Furnari (SP); “Faca sem ponta, galinha sem pé”, de Antonio Carlos da Fontoura (RJ); “Criança ecológica”, de Silvia Prado (SP); “O melhor lugar”, de Jefferson Paulino e Nildo Ferreira (SP); “Família Vegan”, do Cinema Nosso (RJ); “A esperança é a última que morde”, de Neil Armstrong (CE); e “À moda antiga”, de Bruno Carvalho (RS).

As Sessões Escola dessa semana encerram na quinta-feira, dia 24 de junho, com filmes especiais para os pequenos de 4 a 6 anos. As crianças poderão assistir aos curtas “Voando com Pipo”, de Michel Leandro Borges dos Santos (SP); “Carrapatos e Catapultas”, de Almir Correia (PR); “Sorria”, de Bruno Vaks (RJ); “Vai dar samba”, de Humberto Avelar (RJ); “Leve voo”, de Natália Cristine Alencar de Freitas (MG); “Porque as coisas são assim”, de Michelline Helena (CE); e Trudi e Kiki, de Eva Furnari, (SP).

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é o primeiro evento no país dedicado ao audiovisual produzido para crianças. Até 4 de julho, o evento traz à capital catarinense uma programação variada e exibe um total de 92 filmes.

Crédito das fotos: Cleide de Oliveira

[nggallery id=15]

[nggallery id=16]



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil