Circuito será lançado na Serra catarinense

Programação conta com exibições para crianças, palestra sobre acessibilidade na cultura, lançamento de DVD e encontros com gestores culturais. Circuito ocorre entre maio e junho, em todo o estado, apresentando filmes como Sonhos (imagem acima).

A coordenação da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis estará na Serra catarinense entre os dias 17 e 21 de março para lançar o Circuito Estadual de Cinema Infantil, que tem como objetivo levar cinema gratuito e de qualidade para as crianças de todos os municípios do estado. As primeiras cidades da região a receber o Circuito serão Abdon Batista, Anita Garibaldi, Celso Ramos e Campos Novos.

A programação prevê sessões de filmes e encontro com os gestores culturais. Será lançado ainda um DVD com curtas metragens infantis premiados do acervo recente da Mostra, com opção de audiodescrição e LIBRAS para crianças com necessidades especiais. Na quinta-feira (20), no auditório da UNOESC em Campos Novos, o cineasta catarinense Chico Faganello fará palestra sobre acessibilidade no cinema. No dia seguinte, a Associação Camponovense de Apoio a Deficientes Auditivos e Visuais (ACADAV) sediará exibição de obras com audiodescrição e libras. Confira mais detalhes sobre a programação abaixo.

O Circuito será realizado no decorrer do ano, se adaptando às necessidades de cada cidade, mas a maioria dos municípios fará o evento paralelamente à Mostra de Florianópolis – de 31 de maio a 09 de junho. Segundo a coordenadora da Mostra, Luiza Lins, a 4ª edição do Circuito tem a missão de democratizar o acesso à Cultura para o público infantil. “Queremos proporcionar a realização da Mostra em todas as regiões e também vamos investir na capacitação de gestores culturais e fornecer material para que a atividade seja perene e independente. Queremos plantar uma semente para a transformação e o desenvolvimento cultural das cidades”, explica.

Disseminando cultura – No dia 24 de março, em São Francisco do Sul, a coordenação da Mostra fará a entrega dos kits de audiovisual do Circuito para os gestores culturais que participarão do Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, promovido pela FECAM. Em abril, o município de Peritiba, no Meio-Oeste Catarinense, irá realizar a Mostra dentro da comemoração dos 40 anos da Biblioteca Pública Municipal.

Cinema para os catarinenses
Em 2013, o Circuito Estadual de Cinema Infantil chegou a 111 municípios de Santa Catarina, alcançando mais de 100 mil crianças em todas as regiões do estado. De acordo com Luiza, as sessões são realizadas em cineclubes ou espaços adaptados em escolas, salões paroquiais, centros culturais, associações, ou qualquer outro local disponível, que mantenha o “clima de cinema”, com sala escura. O projeto distribui DVDs com 10 curtas-metragens infantis, além de sacolas ecológicas, cartazes e camisetas.

Interessados em se inscrever no Circuito e levar a Mostra para seu município devem fazer o download do termo de adesão, lê-lo atentamente, assinar e encaminhar para o e-mail circuito.mostracinemainfantil@gmail.com

AGENDA

17/03 – Abdom Batista
Sessões: 10h30 e 15h30
Encontro de gestores: 9h30 e 14h30
Local: Centro Municipal de Ensino Luiz Zanchett

18/03 – Anita Garibaldi
Sessões: 9h e 10h30 / 14h e 16h
Encontro de gestores: durante as sessões, em outro espaço
Local: Secretaria Municipal de Educação

19/03 – Celso Ramos
Sessões: 10h e 14h
Encontro de gestores: 9h e 16h
Local: Centro Educacional Rafaela Pizzetti Suppi

20/03 – Campos Novos
Sessão: 10h e 14h
Sessão: 18h (lançamento do DVD com audiodescrição e LIBRAS)
19h: Palestra com Chico Faganello sobre acessibilidade no cinema
Local: Auditório UNOESC

21/03 – Campos Novos
Local: ACADAV (audiodescrição)
Sessão: 8h30 e 14h



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil