Circuito Estadual de Cinema Infantil estreia no Planalto Sul catarinense na próxima semana

Capacitar gestores culturais e fornecer material para que aconteça uma versão da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis em cada município de Santa Catarina. Este é o principal objetivo do Circuito Estadual de Cinema Infantil que lança a 3ª edição em Campos Novos, Abdon Batista, Anita Garibaldi e Celso Ramos, de 15 a 19 de abril, e conta com patrocínio da ENERCAN – Campos Novos Energia, via Lei Rouanet. Para isso, a programação oferece gratuitamente palestra para gestores culturais, professores e estudantes de pedagogia da UNOESC, em Campos Novos, e sessões de seis curtas-metragens brasileiros – selecionados entre os premiados e preferidos das crianças nas mostras anteriores – para alunos de escolas das redes municipais de Ensino das quatro cidades.

Segundo a diretora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e idealizadora do circuito, Luiza Lins, o projeto não só capacita gestores como oferece material para que cada cidade crie seus próprios cineclubes a partir da mostra. “A ideia é democratizar o cinema infantil, ampliar o público da mostra e ainda levar cinema para as comunidades que não têm acesso ao cinema”, destaca. Para isso, após as sessões, cada município recebe kits contendo uma bolsa, 44 filmes curtas-metragens brasileiros e cartazes para divulgação do conteúdo a serem distribuídos nas escolas da rede municipal de Ensino. “Esperamos encantar as comunidades a ponto de repercutir em outras sessões e despertar o interesse das crianças pelo cinema”, completa Luiza.

Diferente dos anteriores, esse ano o Circuito Estadual de Cinema Infantil será realizado em três etapas distintas.  Depois dessa primeira ação no Planalto Sul, um segundo momento acontece em outros municípios catarinenses simultaneamente à 13ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, de 28 de junho a 14 de julho. As inscrições para os municípios que queiram participar desse segundo momento abrem em maio. E, para encerrar, uma terceira etapa levará o festival para crianças de outras cidades do estado no segundo semestre.

A primeira edição do circuito foi realizada durante a 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, em 2011, e desde então, já levou cinema para diversas crianças de 111 municípios de Santa Catarina. Calcula-se que mais de 100 mil crianças foram beneficiadas com o projeto que triplicou o público da mostra. Só esta semana, o projeto deve atender, num primeiro momento, cerca de 1.100 crianças nas quatro cidades. Esse número deve aumentar conforme as futuras exibições dos 44 filmes que depois do evento passam a fazer parte do acervo das escolas de cada cidade.

 

PROGRAMAÇÃO

Campos Novos
Palestra de Abertura
“O Audiovisual na Sala de Aula”, com Luiza Lins, diretora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
Local: Auditório UNOESC
Data e Horário: 15/04 às13h30

SESSÕES

Abdon Batista
Centro Municipal de Ensino Luiz Zanchett
Data e horários: 16/04 às 10h30 e 13h30

Anita Garibaldi
Secretaria Municipal de Educação
Data e horários: 16/04 às 16h00 e 17/07 às 09h00

Celso Ramos
Núcleo Escolar Municipal Rafaela Pizzetti Suppi
Data e horários: 17/04 às 14h00 e 15h35 e 18/04 às 10h30

Campos Novos
Auditório UNOESC
Data e horários: 18/04 às 13h30 e 19/04 às 08h30 e 13h30

 



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    [honeypot website]

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil