Mostra 2025

De 10 a 18 de outubro, Florianópolis voltou a se transformar na capital do cinema para crianças. A 24ª Mostra de Cinema Infantil reuniu 48.404 pessoas, entre sessões no Centro Integrado de Cultura (CIC), escolas, comunidades e exibições online, um avanço de 23% em relação às 39.488 registradas em 2024.

Nas atividades presenciais, passaram pelo Centro Integrado de Cultura (CIC), 5.109 espectadores nas sessões de cinema. No show de encerramento, com Adriana Partimpim, 886 pessoas lotaram o Teatro Ademir Rosa. O circuito escolar também se fortaleceu: a Mostra nas Escolas alcançou 35.348 estudantes da Grande Florianópolis, quase 5 mil a mais que no ano anterior (30.544).

As sessões itinerantes ampliaram o alcance para comunidades e projetos parceiros, e a plataforma Itaú Cultural Play somou 5.580 visualizações. No total, foram centenas de atividades culturais e educativas que reafirmaram o caráter formativo e inclusivo do evento.

A programação foi aberta com a pré-estreia de Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul, e teve o meio ambiente como um dos temas centrais, em diálogo com a COP 30.

A Mostra homenageou Antônia Pellegrino, diretora de conteúdo da EBC, com o Prêmio Amigo do Cinema Infantil, e destacou produções catarinenses como Aiurê, de Rita Oenning da Silva, e Aventuras de Makunáima – Histórias Encantadas da Amazônia, de Chico Faganello, que reafirmaram a força do cinema regional e o olhar sensível sobre a infância brasileira.

Realizada pela Lume Produções Culturais e pelo Núcleo de Ação Integrada, com patrocínio do Itaú e da Engie Energia via Lei Rouanet, a Mostra reafirma, desde 2002, seu papel em formar público, valorizar a produção nacional e inspirar novas gerações através do cinema.

Veja como foi a Programação Completa da Mostra 2025

Filmes Exibidos

A Mostra exibiu 120 filmes, sendo sete longas-metragens convidados e 113 curtas de 14 países, como França, Alemanha, Argentina, Holanda e Colômbia, e de 17 estados brasileiros, refletindo a vitalidade do audiovisual voltado à infância. Santa Catarina teve destaque especial, com nove curtas e dois longas, confirmando a força do cinema produzido no estado.

Entre os curtas selecionados, 68 foram animações, 40 de ficção, 10 documentários e 2 filmes experimentais, refletindo a variedade linguagens que marcaram esta edição.

As obras abordaram temas como meio ambiente, diversidade, povos originários e inclusão. Clique nos botões para conhecer os filmes exibidos na Mostra!

Ícone ilustrado de filmes “Mais quatro”, com menina de tranças mergulhando com braços estendidosÍcone ilustrado de filmes “Mais seis”, com criança de chapéu segurando um copo com fio no ouvido.Ícone ilustrado de filmes “Mais oito”, com criança lançando um avião de papel.Ícone ilustrado de filmes “Mais dez”, com criança sorridente sentada em boia amarela.

Ícone ilustrado de filmes “Mais doze”, com jovem de boné e óculos em uma bicicleta.Ícone ilustrado de filmes “Longas”, com criança de tranças erguendo os braços.Ícone ilustrado de filmes “Internacionais”, com faixas coloridas curvas.Ícone ilustrado de filmes “Direitos Humanos”, com sol sorridente em fundo verde.

Ícone ilustrado de filmes “Animações Russas”, com borboleta rosa e preta.Ícone ilustrado de filmes “Acessíveis”, com criança brincando de soltar água pela bocaÍcone ilustrado de filmes com fita colorida em peças de quebra-cabeça, símbolo de Transtorno do Espectro AutistaÍcone ilustrado de filmes “Itaú Cultural Play”, com asterisco colorido em fundo verde.

Veja no mapa os locais da Mostra 2025

Baixe as publicações

Pipa e as ruínas do tesouro
De Pedro Dias Lemos, ficção, RJ
Melhor Filme pelo Júri Oficial

Dandara
De Raquel Rosa, ficção, GO
Melhor Filme pelo Júri Infantil

Notícias da Lua
De Sérgio Azevedo, ficção, SC
Melhor filme Nacional – Júri Popular

Cascos de patins (Hoofs on skates)
De Ignas Leilūnas (Lituânia)
Melhor filme Internacional – Júri Popular

O Bicho que eu tinha medo
De Jhonatan Luiz, animação, DF
Prêmio Itaú Cultural Play

Menina com lenço amarelo estampado na cabeça segura um mapa antigo e aponta para frente com expressão séria, em meio a uma área arborizada.

Pipa e as ruínas do tesouro, de Pedro Dias Lemos, foi eleito o Melhor Filme pelo Júri Oficial da Mostra 2025.

Oficinas para Crianças

A 24ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis promoveu cinco oficinas presenciais no Centro Integrado de Cultura (CIC). As atividades exploraram diferentes linguagens do audiovisual, convidando as crianças a experimentar o cinema de forma criativa e divertida. Entre os temas, estiveram Fotografia de Papel, onde os participantes construíram câmeras de papelão e saíram para registrar imagens; Criando Histórias com Papelão, que uniu imaginação e encenação coletiva; e Introdução ao Roteiro de Cinema, que apresentou as bases da escrita cinematográfica. No domingo, as crianças se divertiram Brincando de Trilha Sonora, criando sons e efeitos para histórias, e mergulharam na Animação de Silhuetas, inspirada na pioneira Lotte Reiniger, experimentando a técnica do stop motion. As oficinas foram coordenadas por Ally Collaço, professora e oficineira de cinema em Florianópolis há 17 anos.

Mulher com camiseta preta segura um microfone boom sobre duas crianças; uma menina sorri segurando uma claquete e um menino grava com uma câmera em uma oficina de cinema.

Mostra nas Escolas

Com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis levou filmes nacionais e internacionais para mais de 150 instituições de ensino, entre escolas e bairros educadores da Capital e também de Palhoça, que passou a integrar o projeto neste ano. As sessões gratuitas e adaptadas ao ambiente escolar alcançaram quase 40 mil estudantes, promovendo cultura, imaginação e aprendizado de forma lúdica. Criada há quatro anos, a Mostra nas Escolas se consolidou como uma das principais frentes de formação de público do evento. A proposta é transformar as salas de aula em verdadeiras salas de cinema — com ambientação, silêncio e até participação das famílias —, proporcionando às crianças uma experiência completa de imersão e encantamento. A expansão para novos territórios reforçou o compromisso da Mostra em aproximar a arte da educação.

Grupo de crianças sorridentes em frente a uma projeção colorida, acompanhadas por duas mulheres ao fundo, em ambiente escolar decorado com pinturas de árvores.

Atividades para Adultos

Com foco em educadores e profissionais do audiovisual, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis promoveu debates, formações e encontros que uniram cinema, educação e reflexão. A Rede de Saberes Online, com Luiza Lins e Ally Collaço, abriu a programação discutindo “A importância do cinema em tempos de excesso de telas”. No Cinema do CIC, o painel Educação Ambiental nas Escolas reuniu Virginia Limberger, Auritha Tabajara e João Sobral, com o lançamento do projeto Na Escola com Tainá e exibição da série Tainá e os Guardiões da Amazônia. A sessão Educação Especial e Formação de Professores exibiu curtas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), como De Coração e Quando as Ondas do Mar Desligam. Encerrando as atividades, o Fórum de Cinema e Educação promoveu a roda de conversa “Cinemas e educações: olhares e experiências”, seguida do lançamento de livros sobre cinema e docência. As ações reafirmaram o papel da Mostra como espaço de diálogo, aprendizado e formação cultural.

Grupo numeroso de pessoas posa sorridente para foto em ambiente interno; algumas seguram livros e troféus, e há clima de celebração e confraternização.

Show da Mostra

O encerramento da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis teve clima de encantamento com o show Adriana Partimpim, projeto infantil de Adriana Calcanhotto, no Teatro do CIC. O show de encerramento foi assistido por 886 pessoas, que lotaram o teatro cantando e se emocionando com sucessos como Fico Assim Sem Você, Formiga e Baile Partimcundum, em uma celebração que uniu poesia, música e imaginação. No palco, Adriana criou um “quarto imaginário” de luz, cor e movimento, explorando o universo lúdico que marca sua obra para crianças. A artista encantou o público com sua presença carismática e o cuidado em cada detalhe do espetáculo, que misturou delicadeza e humor em igual medida. Para a diretora Luiza Lins, o show simbolizou o espírito da Mostra: “arte, imaginação e educação caminhando juntas para encantar crianças e adultos”. O público deixou o teatro em clima de festa, coroando uma edição que bateu recorde de público e reafirmou o compromisso da Mostra com a infância, a cultura e o poder transformador da arte.

Cantora vestida com roupas coloridas e casaco de estampa animal canta ao microfone em palco iluminado, acompanhada por banda com instrumentos de sopro ao fundo.

Notícias da Mostra 2025

O segundo dia da 24ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis foi uma celebração do cinema brasileiro e da imaginação das crianças. Mais de 600 pessoas — entre famílias, educadores e pequenos cinéfilos — lotaram o c...

Confira algumas fotos da Mostra 2025

Imagem com conjunto de logotipos de apoiadores, patrocinadores e realizadores: No topo, logotipos da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Cineclube da Mostra, Fundação ESAG e NICA. No centro, logotipos da Prefeitura de Florianópolis – Educação, Engie e Itaú. Na base, logotipos do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil – União e Reconstrução.
Mostra de Cinema Infantil
Ir para o conteúdo