Pipa e as Ruínas do Tesouro, Dandara e Notícias da Lua vencem a 24a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Close de um garoto com expressão de espanto olhando para cima, iluminado por luz azulada contra fundo escuro com pontos de luz desfocados.
Notícias da Lua, de Sérgio Azevedo, escolhido melhor filme pelo Júri Popular.

O anúncio foi feito na tarde de sábado, 18 de outubro, durante a cerimônia de encerramento, realizada no Teatro Ademir Rosa, na capital catarinense. Também ganharam destaque os curtas Dandara, de Raquel Rosa, eleito Melhor Filme pelo Júri Infantil, e Notícias da Lua, de Sérgio Azevedo, escolhido melhor filme pelo Júri Popular. Cada um dos três vencedores recebeu R$1.500,00 em prêmio.

Na mostra online, O bicho que eu tinha medo, de Jhonatan Luiz, foi o grande vencedor e ganhou o Prêmio Itaú Cultural Play no valor de R$15 mil, com licenciamento para a plataforma pelo período de 24 meses – após janela de 12 meses para exibição em festivais.

Na categoria Melhor Filme Internacional venceu Cascos de Patins (Hoofs on Skates), de Ignas Meilūnas, da Lituânia.

Receberam menção honrosa os filmes O Jardim Mágico, de Naira Carneiro e Carlon Hardt, Lulina e a Lua, de: Alois Di Leo e Marcus Vinicius Vasconcelos, A Menina que Queria Voar, de Tais Amordivino, Temos Pão Caseiro, de Val Rocha Pires, Lia Faz um Filme, de Nelson Yabeta, A Viagem de Tetê, de Betânia Furtado, Quinn, de Arthur Felipe Fiel, Lupi e Baduki: O Enigma do Tempo, de Anderson Lister, Moça, de Nahara Faussú e Receita Cultural, de Antônio Fargoni.

Até o dia 31, uma seleção de filmes seguirá em exibição na plataforma Itaú Cultural Play.

Público recorde

Este ano, a Mostra bateu recorde de público: cerca de 46,3 mil pessoas — entre crianças e adultos — participaram da programação ao longo dos nove dias de festival. O resultado consolida o evento como um dos maiores encontros de cinema para crianças no Brasil.

“Realizar um evento voltado para o audiovisual brasileiro para a infância durante tantos anos nos enche de orgulho. Acredito que se neste ano já estamos em clima de celebração, na edição de 25 anos, em 2026, queremos debater sobre o avanço do cinema infantil no Brasil e, além de festejar conquistas, precisamos traçar estratégias para o seu maior fortalecimento. Já estamos em um caminho bem interessante. Agora é viver dia a dia e ir construindo a programação”, disse a diretora da Mostra, Luiza Lins.

Três pessoas em um palco diante de cortina vermelha; um homem ao centro segura troféu e microfone, enquanto duas mulheres o acompanham sorrindo.
Luiza Lins, diretora da Mostra de Cinema Infantil, faz a entrega dos prêmios aos vencedores.

Adriana Partimpim

O encerramento ficou por conta de Adriana Calcanhotto, que apresentou o show Partimpim para um público de quase mil pessoas. “É maravilhoso encerrar a Mostra porque quando começou esse evento não existia cinema brasileiro para as crianças. Precisamos inventar essas coisas. Assim como inventei esse show, precisamos criar mais para as nossas crianças”, comentou a cantora.

Único show gratuito de toda a turnê, este foi mais um presente da Mostra para os pequenos cinéfilos. “O show dela comprova que criança não precisa só de loucura, de agitação. É uma música bonita, poética, com arranjos musicais maravilhosos. Terminar com o show da Partimpim representou bem o clima da Mostra”, afirmou Luiza Lins.

Palco iluminado em tons de vermelho e roxo com vários músicos; ao centro, cantora se apresenta sob um feixe de luz.
Show Partimpim de Adriana Calcanhotto

Mostra nas escolas: As sessões nas escolas começaram dia 10 de outubro e seguem até o final do mês. A previsão é que 40 mil estudantes de 150 escolas públicas da Grande Florianópolis assistam aos filmes, brasileiros e internacionais. A “Mostra nas Escolas” é um dos pilares da Mostra, reconhecida nacionalmente por estimular a diversidade cultural e a reflexão crítica desde a infância. Além de levar os filmes até as escolas, cerca de 2000 estudantes de 50 escolas da capital catarinense foram até o CIC para viver a experiência do cinema na tela grande. Algumas sessões contaram com bate-papos com realizadores, aproximando as crianças das histórias e de quem as criou.

Uma iniciativa da Lume Produções Culturais, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é vencedora do Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo e tem o patrocínio do Itaú e da Engie Energia, através da Lei Rouanet. Pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil, acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense.

Siga a Mostra nas redes: Instagram / Facebook / YouTube


Publicado em 20 outubro 2025


Imagem com conjunto de logotipos de apoiadores, patrocinadores e realizadores: No topo, logotipos da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Cineclube da Mostra, Fundação ESAG e NICA. No centro, logotipos da Prefeitura de Florianópolis – Educação, Engie e Itaú. Na base, logotipos do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil – União e Reconstrução.
Mostra de Cinema Infantil
Ir para o conteúdo