
Os lançamentos aconteceram durante o Fórum Cinema e Educação
Três livros sobre Educação e Cinema foram lançados durante a 24a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que acontece de 10 a 18 de outubro, e é uma das maiores janelas para filmes feitos para crianças no Brasil.
“A madame tem desejos: em busca de uma pedagogia feminista do cinema, voltada à infância, a partir da cineasta pioneira Alice Guy”, de Ally Collaço.
“Matava aula, ia pro cinema: Agnès Varda e o ensaio com as imagens na docência”, de Karine Joulie Martins.
“Educação, Cinema e Extensão: reflexões e experiências mídia-educativas em diálogo”, de Monica Fantin, José Douglas Alves dos Santos e Lizyane F. S. Santos Locatelli.
Os lançamentos aconteceram durante o Fórum Cinema e Educação, dia 13 de outubro, às 14h, na Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som, no Centro Integrado de Cultura (CIC), na capital catarinense.

Cinemas e Educações: olhares e experiências
A mediadora Gilka Girardello conduziu a roda de conversa, com a participação de Ally Collaço, Karine Joulie Martins, Monica Fantin, José Douglas Alves dos Santos e Lizyane F. S. Santos Locatelli. E um ponto curioso é que todos eles foram alunos da mediadora em algum momento da graduação ou da pós-graduação.
Os convidados dialogaram sobre a importância dos investimentos públicos em educação e cinema, além de destacar o papel da Mostra de Cinema Infantil em inspirar, transformar e impactar a vida de crianças, estudantes e profissionais de diferentes áreas.
Depois da roda de conversa, os convidados falaram sobre os livros que lançaram e compartilharam curiosidades sobre as histórias de cada um.
Três olhares sobre a força do cinema na educação
Partindo da análise das obras da cineasta Alice Guy, Ally Collaço discute a importância das mulheres no repertório dos estudantes em formação, e do cinema na escola como expressão artística.
Karine Joulie Martins promove um encontro entre a cineasta Agnès Varda com professoras cuja vida e docência são permeadas pelas imagens. A partir desse encontro, surgem novos filmes e reflexões sobre dimensões estéticas na formação docente.
Monica Fantin, José Douglas Alves dos Santos e Lizyane F. S. Santos Locatelli enfatizam a importância da Universidade na produção de conhecimento com a comunidade apresentando o projeto Curtas em Diálogo, que acontece desde 2019 junto ao Programa Rede de Saberes (Polo UAB – Florianópolis), promovendo debates sobre curtas-metragens brasileiros.
A programação completa da Mostra pode ser acessada aqui!
Uma iniciativa da Lume Produções Culturais e do Núcleo de Ação Integrada, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é vencedora do Prêmio Catarinense de Cinema e tem o patrocínio do Itaú e da Engie Energia, através da Lei Rouanet. Pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil, acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense.



