Três livros sobre Educação e Cinema são lançados na 24a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis


Os lançamentos aconteceram durante o Fórum Cinema e Educação

Três livros sobre Educação e Cinema foram lançados durante a 24a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que acontece de 10 a 18 de outubro, e é uma das maiores janelas para filmes feitos para crianças no Brasil. 

“A madame tem desejos: em busca de uma pedagogia feminista do cinema, voltada à infância, a partir da cineasta pioneira Alice Guy”, de Ally Collaço.

“Matava aula, ia pro cinema: Agnès Varda e o ensaio com as imagens na docência”, de Karine Joulie Martins.

“Educação, Cinema e Extensão: reflexões e experiências mídia-educativas em diálogo”, de Monica Fantin, José Douglas Alves dos Santos e Lizyane F. S. Santos Locatelli.

Os lançamentos aconteceram durante o Fórum Cinema e Educação, dia 13 de outubro, às 14h, na Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som, no Centro Integrado de Cultura (CIC), na capital catarinense.

Três capas de livros lado a lado. À esquerda, fundo vermelho com poltrona e câmera antiga, título “A Madame Tem Desejos”. No centro, capa verde e vermelha com ilustração de cinema art déco, título “Matava Aula, Ia Pro Cinema”. À direita, capa preta com linhas brancas formando blocos geométricos, título “Educação, Cinema e Extensão”.

Cinemas e Educações: olhares e experiências

A mediadora Gilka Girardello conduziu a roda de conversa, com a participação de Ally Collaço, Karine Joulie Martins, Monica Fantin, José Douglas Alves dos Santos e Lizyane F. S. Santos Locatelli. E um ponto curioso é que todos eles foram alunos da mediadora em algum momento da graduação ou da pós-graduação. 

Os convidados dialogaram sobre a importância dos investimentos públicos em educação e cinema, além de destacar o papel da Mostra de Cinema Infantil em inspirar, transformar e impactar a vida de crianças, estudantes e profissionais de diferentes áreas.

Depois da roda de conversa, os convidados falaram sobre os livros que lançaram e compartilharam curiosidades sobre as histórias de cada um. 

Três olhares sobre a força do cinema na educação

Partindo da análise das obras da cineasta Alice Guy, Ally Collaço discute a importância das mulheres no repertório dos estudantes em formação, e do cinema na escola como expressão artística.

Karine Joulie Martins promove um encontro entre a cineasta Agnès Varda com professoras cuja vida e docência são permeadas pelas imagens. A partir desse encontro, surgem novos filmes e reflexões sobre dimensões estéticas na formação docente.

Monica Fantin, José Douglas Alves dos Santos e Lizyane F. S. Santos Locatelli enfatizam a importância da Universidade na produção de conhecimento com a comunidade apresentando o projeto Curtas em Diálogo, que acontece desde 2019 junto ao Programa Rede de Saberes (Polo UAB – Florianópolis), promovendo debates sobre curtas-metragens brasileiros.

A programação completa da Mostra pode ser acessada aqui!

Uma iniciativa da Lume Produções Culturais e do Núcleo de Ação Integrada, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é vencedora do Prêmio Catarinense de Cinema e tem o patrocínio do Itaú e da Engie Energia, através da Lei Rouanet. Pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil, acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense.

Siga a Mostra nas redes: Instagram / Facebook / YouTube


Publicado em 30 setembro 2025


Imagem com conjunto de logotipos de apoiadores, patrocinadores e realizadores: No topo, logotipos da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Cineclube da Mostra, Fundação ESAG e NICA. No centro, logotipos da Prefeitura de Florianópolis – Educação, Engie e Itaú. Na base, logotipos do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil – União e Reconstrução.
Mostra de Cinema Infantil
Ir para o conteúdo