Circuito Estadual democratiza acesso a curtas nacionais

Mais de 110 cidades do interior de Santa Catarina já receberem DVDs para participarem do Circuito Estadual de Cinema Infantil

O lançamento do Circuito 2017 aconteceu entre os dias 10 e 12 de maio durante o VII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, organizado pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM), em Treze Tílias, interior de Santa Catarina. No encontro, houve distribuição de kit contendo cartazes e um DVD com filmes exibidos na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis para gestores culturais. Mais de 110 municípios catarinenses aderiram ao circuito e vão realizar mostras para crianças. Santa Catarina está sendo invadido por curtas-metragens nacionais que aos poucos chegam a vários municípios do estado.

 

luizalins-rodolfo-pinto-da-luz-web

Luiza Lins, diretora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, e Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no lançamento do Circuito Estadual de Cinema Infantil em Treze Tílias

 

Gestores culturais que ainda não se inscreveram e desejam realizar sessões do Circuito em seus municípios devem se inscrever aqui nesta página do site da Mostra, onde é possível baixar o termo de adesão, cartaz para divulgação e outros documentos relacionados. O kit com um DVD do acervo da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis será enviado por correio para estas inscrições.  “Gostaria que os gestores culturais se informassem para receber o DVD da Mostra. A ideia é que o circuito seja uma semente de transformação cultural a partir da criança e do audiovisual”, afirma Luiza.

Nestes sete anos de circuito mais de 140 municípios catarinenses já receberam gratuitamente DVDs com recursos de libras e audiodescrição, para acessibilidade de deficientes auditivos e visuais.

O Circuito Estadual de Cinema Infantil surgiu da necessidade de ampliar a ação da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, levando os curtas-metragens brasileiros exibidos durante o evento na capital para os outros municípios catarinenses. Em Junho o Circuito já está programado para acontecer nas cidades de Campos Novos, Celso Ramos e Abdon Batista.

Os seis filmes que compõem o DVD são voltados para o público infantil e têm classificação indicativa livre. “Através desses filmes, a criança pode ter acesso a um cinema diferente daquele que assiste na televisão ou na sala comercial, além de conhecer um pouco da cultura de outros lugares. São histórias divertidas que transmitem noções de cidadania e de identidade cultural, além de mostrar a diversidade cultural do país”, explica a diretora da Mostra, Luiza Lins.

São eles: O jovem príncipe (de Ducca Rios, BA, animação, 2015, 3min), H2Obby (de Flávia Lopes Trevisan, SP, animação, 2015, 4min), Virando gente (de Analúcia Godoi, SP, animação, 2013, 10min), O melhor som do mundo (de Pedro Paulo de Andrade, SP, ficção, 2015, 13min), No fim da trama (de Patrícia Monegatto, SC, ficção, 2016, 13min) e Meninos e Reis (de Gabriela Romeu, SP, documentário, 2016, 16min).


Publicado em 17 maio 2017


Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    patrocinadores da Mostra
    Mostra de Cinema Infantil