Luiza Lins

Diretora Geral da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Luiza Lins, diretora geral da Mostra de Cinema Infantil de Florianopolis

Luiza Lins é catarinense e realizou os seus estudos na cidade do Rio de Janeiro e Nova York. Trabalhou como atriz no programa infantil Revistinha, da TV Cultura de São Paulo, como dubladora profissional na empresa Álamo SP, e em várias peças teatrais.

Trabalhou em TVs como apresentadora de telejornal e realizou, como produtora executiva, vários documentários, entre eles “Arquitetura na Ilha de Santa Catarina” e “O Capitão Imaginário”, este último premiado como o melhor filme ecológico do Brasil de 2002.

Foi produtora do Programa “A Escola TV”, do Governo de Santa Catarina, e de outras produções voltadas à educação.
Em 2002, criou a empresa Lume Produções Culturais e idealizou e realizou a primeira Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, evento pioneiro no Brasil que promove a inclusão social, a educação através do cinema e o desenvolvimento do cinema infantil nacional.

Realiza encontros e seminários para o fortalecimento do cinema infantil brasileiro em todo o país. Foi vencedora, por duas vezes, do Edital Curta Criança, do Ministério da Cultura, e realizou os filmes: “O Mistério do Boi de Mamão” em 2006, e “Campeonato de Pescaria” em 2009.

Foi presidente da Cinemateca Catarinense – ABD/SC entre 2006 e 2008. Participou na equipe de curadoria infantil da Programadora Brasil/MINC, projeto que visava a democratização do conteúdo do cinema nacional e o acesso das crianças ao cinema em 2008, 2009 e 2012.

Recebeu Medalha de Mérito Cultural Cruz e Souza do Conselho de Cultura do Estado de Santa Catarina em 2008, pelo trabalho desenvolvido na Mostra de Cinema Infantil.

Participou como jurada infantil do Festival de Cinema Infantil e Jovem Adultos de Hamedan, no Irã, no Festival Prix Jeunesse Iberoamericano de São Paulo, no Festival Nueva Mirada em Buenos Aires.

Recebeu Moção de Aplauso da Câmera de Vereadores de Florianópolis pelo trabalho realizado na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e por levar mais de 100.000 crianças da cidade ao cinema.

Participou do Pitching do Buff Festival, em Malmö, na Suécia em 2009 e 2010.

Lançou o DVD duplo “O Mistério do Boi de Mamão” e Campeonato de Pescaria e distribuiu para cineclubes, escolas e pontos de cultura de todo o Brasil.

Recebeu o Prêmio Franklin Cascaes, da Secretaria Municipal de Cultura de Florianópolis, por Destaque Cultural em Cinema no ano de 2010. Foi homenageada no Festival de Atibaia em 2011 por realizar a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis há 10 anos.

Em 2011 lançou a Caixa Comemorativa dos 10 anos da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis contendo 33 filmes de curtas metragens brasileiros e distribuiu gratuitamente 2.000 exemplares para cineclubes, escolas e pontos de cultura de todo o Brasil.

Lançou também um canal exclusivo de cinema infantil na internet, no site: filmesquevoam.com.br.

Em 2011 recebeu o Prêmio Pontinho de Cultura do Ministério da Cultura pelo trabalho de divulgação e circulação de filmes infantis brasileiros por todo o país.

Participou do 1º Encontro Nacional de Cultura Infância, realizado pela Secretaria de Cidadania Cultural, do Ministério da Cultura em 2011 no Rio de Janeiro.

Em 2012 participou do pitching no Fórum de Financiamento na Suécia com dois projetos brasileiros, Tainá 3 e Tarsilinha, e fez palestra sobre o cinema infantil brasileiro dentro do Seminário “Olá Brasil!” no Festival.

Participou como palestrante do VI Encontro Internacional de Cinema e Educação na UFRJ, e do Com Kids, em São Paulo.

Em 2013 foi vencedora do Edital Catarinense de Cinema na categoria vídeo com o filme “O Sumiço da Coroa. O filme foi lançado na abertura da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis do mesmo ano.

Participou de Seminário sobre Cinema Infantil no Mundo no Festival de Cinema de Estocolmo, onde exibiu também o filme “O Sumiço da Coroa” seguido de bate papo.

Realizou Mostras de cinema para crianças em várias cidades catarinenses e de todo Brasil (Triunfo, Vitória da Conquista, Aracajú, Salvador, Campos de Jordão, São Luiz , Porto Alegre, Bonito e etc.)

Realizou curadoria para vários Festivais de Cinema Brasileiros (Brasília, Amazonas e etc..) e faz palestras sobre Cinema e Educação em várias universidades e eventos por todo o país.

Faz parcerias com cineclubes para disponibilizar o acervo da Mostra Infantil, sempre com o objetivo de divulgar e promover o cinema brasileiro.

Idealizou o Circuito Estadual de Cinema Infantil que acontece em mais de 150 municípios catarinenses e também no Ceará.

Participou da TEIA 2014 em Natal junto com o Grupo de Trabalho da sociedade civil que atua no Ministério da Cultura por uma política transversal para de Cultura para a Infância.

Fez parte da Comissão que elaborou o documento entregue para o Conselho Nacional de Educação, no Ministério da Educação com sugestões para a regulamentação da Lei do Cinema Brasileiro nas escolas, Lei 13.006, durante 2015/2016.

Foi a produtora local da Mostra de Cinema e Direitos Humanos em Florianópolis, uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que aconteceu em todas as cidades brasileiras.

Em 2017 criou e até hoje comanda o Cineclube Infantil, que acontece todos os sábados, gratuitamente no Cinema do Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, com o acervo da Mostra de Cinema Infantil. No mesmo ano realizou o projeto Cinema nos bairros, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis levando cinema para 20 comunidades da cidade.

Em 2018 realizou o 1º Encontro da Indústria Criativa da Região Sul – Animação, Games e Conteúdo Infantil com o objetivo de reforçar o potencial das indústrias de animação e games de Santa Catarina e consolidar a vocação de Florianópolis em relação à produção de conteúdo para a infância. E em 2019 foi vencedora do Edital de Cinema Catarinense com o projeto de circulação pelo estado de filmes catarinenses para crianças.

Durante a pandemia, realizou os Circuitos de Cinema Infantil (veja no YouTube 2020 e 2021) e as Mostras de Cinema Infantil online (2020 e 2021),  alcançando um público grande em todo o país.

Em 2022, realizou presencialmente o Mif.kids – Mercado Internacional de Florianópolis – Conteúdo Infanto Juvenil e a 21ª edição da Mostra de Cinema infantil de Florianópolis.

Em 2023, criou em parceria com um grupo de pessoas ligadas ao cinema e educação, o MIA – Movimento pela Infância e Audiovisual. Na ocasião foi lançada a campanha “O Cinema Brasileiro precisa das Crianças e as Crianças precisam do Cinema Brasileiro”. Em Janeiro 2024, lançou em parceria com Arthur Fiel, da Universidade Federal do Espírito Santo, a Cartilha Propositiva sobre a importância de políticas públicas para o audiovisual brasileiro voltado para crianças.

Atualmente é diretora do Fórum dos Festivais e integrante do Conselho Superior de Cinema – Biênio 23/25.

Imagem com conjunto de logotipos de apoiadores, patrocinadores e realizadores: No topo, logotipos da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Cineclube da Mostra, Fundação ESAG e NICA. No centro, logotipos da Prefeitura de Florianópolis – Educação, Engie e Itaú. Na base, logotipos do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil – União e Reconstrução.
Mostra de Cinema Infantil
Ir para o conteúdo