Oficinas 2003


Oficina 2003Uma das experiências mais marcantes da Mostra 2003 foi a Oficina de Vídeo para Crianças, da qual participaram 17 meninos e meninas da comunidade Chico Mendes. Estagiários dos cursos de Cinema e Vídeo da Unisul e da faculdade de psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina também fizeram parte da experiência.

A proposta era, antes de tudo, refletir junto com as crianças sobre as potencialidades do meio audiovisual como instrumento de educação. As crianças puderam conhecer e executar todas etapas de construção de um audiovisual. O resultado foi um documentário de 15 minutos sobre o meio ambiente.

E muito mais do que isso. Depois do trabalho notamos, por parte das crianças, o aumento da auto-estima, um interesse crescente pelo meio ambiente, a melhoria nas relações interpessoais e a reflexão sobre a violência.Por parte dos adultos envolvidos, concretizou-se a plena convicção de que o audiovisual é de importância fundamental na educação contemporânea, e pode ser usado de muitas maneiras.O documentário foi exibido no evento de encerramento da Mostra, em uma sessão que emocionou a todos: crianças e adultos.

Deixe seu comentário