Vozes de pindorama

Fotografia mostra uma exposição de pinturas realistas e estilizadas de rostos de crianças indígenas com pinturas faciais tradicionais, dispostas lado a lado em painéis.

De Fernando Freire e Daniel Victor, documentário, BA, 2024, 14’

O documentário mostra que, quando os europeus chegaram no Brasil, o território era habitado por milhões de pessoas que falavam mais de mil línguas diferentes. Pindorama era uma Terra de Mil Línguas, uma Babel tropical que deu origem a uma das maiores diversidades de idiomas do planeta. O filme mostra que o português não é a única língua falada no Brasil. Mais de 150 línguas indígenas são faladas ainda hoje no país.

Filme em exibição na Mostra 2025 – Quinta 16/0ut


Publicado em 19 agosto 2025


Imagem com conjunto de logotipos de apoiadores, patrocinadores e realizadores: No topo, logotipos da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Cineclube da Mostra, Fundação ESAG e NICA. No centro, logotipos da Prefeitura de Florianópolis – Educação, Engie e Itaú. Na base, logotipos do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil – União e Reconstrução.
Mostra de Cinema Infantil
Ir para o conteúdo