Revista “Filme Cultura” do MINC será lançada na 16ª edição do festival

“Infância – Cinema – Futuro” é a temática da nova 62ª edição da Revista Filme Cultura, do Ministério da Cultura (MINC), que será lançada no Encontro Nacional do Cinema Infantil, como parte da 16ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

O lançamento ocorre em 1º de julho, das 9h às 12h30, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). Esta edição da revista irá investigar como o audiovisual voltado para o público infantil tem sido produzido e recebido pelas crianças ao longo da história do cinema brasileiro, qual a sua importância e particularidades e qual é o espaço dedicado a ele em nosso país. Além da tiragem impressa, a revista será disponibilizada gratuitamente na Internet. A sessão de abertura acontece às 14h com a pré-estreia de “Peixonauta – O filme”, no Teatro Pedro Ivo.

“É uma alegria poder participar da retomada da revista Filme Cultura. É um prazer principalmente pela temática escolhida – cinema infantil, um setor que ainda precisa ser mais valorizado no país e que sempre foi visto como um cinema fácil, de baixa complexidade. A intenção dessa edição da Filme Cultura é mostrar que o cinema voltado para o público infantil tem que ser tratado com seriedade. É uma área que movimenta o mercado, que tem um público consumidor cada vez maior, mais crítico e ávido por conteúdo diferenciado e de qualidade”, afirma Luciana Rodrigues, integrante da Comissão Editorial.

Depois de uma pausa de quatro anos, a Revista Filme Cultura é retomada pela Secretaria do Audiovisual do MINC sob um olhar mais contemporâneo, com o desafio de ampliar o acesso, sustentabilidade e inclusão. “Hoje não é mais possível falar em cinema e deixar de lado as questões sociais, ainda tão cheias de desigualdade. O cinema para crianças precisa pensar em todas as meninas e meninos e seus modos de viver. É preciso colocar nas telas meninas espertas e protagonistas, referências da cultura afrodescendente e negra, expressar contextos familiares homoafetivos e trazer os pequenos conflitos do cotidiano das crianças, sem diminuir suas questões”, diz trecho do editorial.

A Mostra foi escolhida para o lançamento pelo seu pioneirismo na realização do primeiro evento audiovisual exclusivo para crianças no país e por abrir espaço de discussão e valorização do cinema brasileiro voltado para o público infantil. Representantes do cinema para infância estão entre os colunistas da revista, como a própria Luiza Lins, diretora da Mostra, Marialva Monteiro, do Cineduc/RJ, e Carla Camurati, do Festival Internacional de Cinema Infantil. Os leitores poderão também conhecer um pouco mais sobre a carreira e a trajetória de Célia Catunda, criadora do “Peixonauta” – que terá sua pré-estreia na Mostra -, e de “O Show da Luna!”, e de Hélio Ziskind, criador de várias trilhas sonoras para obras infantis, como “Castelo Rá-Tim-Bum” e “Cocoricó” – que também já participou da mostra com show de sua autoria.

A Revista

A Revista Filme Cultura, um periódico sobre cinema brasileiro que foi criado em 1966, resgata com essa edição, seu importante papel na divulgação, reflexão e debate sobre o cinema nacional, apresentando artigos sobre estética e técnica cinematográfica, ensaios, reportagens, depoimentos, entrevistas, legislação e material iconográfico.

Em sua primeira fase, foi publicada até 1988 pelo Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), posteriormente Instituto Nacional de Cinema (INC), e teve 48 edições, além de duas revistas especiais feitas para os festivais de Cannes e Berlim. Em 2007, foi lançada a Filme Cultura nº 49, uma edição especial comemorativa dos 70 anos do INCE e dos 22 anos de existência do Centro Técnico Audiovisual (CTAv). Entre 2010 e 2013, a revista voltou a circular com periodicidade trimestral lançando as edições de números 50 a 61.

Além disso, nessa edição a revista lança um olhar sobre o uso do audiovisual nas escolas em face da Lei nº 13.006; sobre as mudanças no cinema brasileiro ao longo dos anos no que se refere à forma de representar a infância, e sobre políticas públicas e projetos voltados ao audiovisual para crianças. A publicação apresenta, ainda, curtas e longas-metragens que podem ser assistidos pelo público infantil.

 







Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil