Pipa e as ruínas do tesouro

Menina com lenço amarelo estampado na cabeça segura um mapa antigo e aponta para frente com expressão séria, em meio a uma área arborizada.

De Pedro Dias Lemos, ficção, RJ, 2025, 24’

Uma avó conta para seus três netos a lenda das crianças que partiram em busca do tesouro perdido da Igreja de São José da Boa Morte. Eles se imaginam vivendo essa história: Pipa encontra um mapa do tesouro e sai em busca dele com Margareth. Em dado momento, Margareth é picada por uma cobra e fica doente. Pipa desiste do tesouro para ajudá-la. A avó termina de contar a história e, ao final, é revelado que ela mesma é Pipa, que voltou para procurar o tesouro.

Filme em exibição na Mostra 2025 – Sábado 11/out, Quarta 15/out e Sexta 17/0ut


Publicado em 19 agosto 2025


Imagem com conjunto de logotipos de apoiadores, patrocinadores e realizadores: No topo, logotipos da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Cineclube da Mostra, Fundação ESAG e NICA. No centro, logotipos da Prefeitura de Florianópolis – Educação, Engie e Itaú. Na base, logotipos do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil – União e Reconstrução.
Mostra de Cinema Infantil
Ir para o conteúdo