Oficinas da Mostra 2021

Nesta edição que comemora 20 anos de trajetória da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, vamos celebrar o cinema brasileiro e incentivar que outros festivais surjam e se consolidem.

Também vamos oferecer oficina de audiovisual para as crianças.

Oficina de Produção de Novos Festivais

18 a 22/10, 18h às 20h, pela plataforma Zoom, mediante inscrição. Atividade não será gravada.

Com um total de 10 horas de duração, abordará processos de curadoria, planos de divulgação e etapas de produção. Será ministrada por Antonio Leal, consultor e realizador de festivais, e Tetê Mattos, curadora e pesquisadora de festivais (UFF – Universidade Federal Fluminense).

A Mostra emite certificado de participação.

Antônio Leal    Tete Mattos

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Oficina Era uma vez

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Disponível a qualquer momento, no canal de YouTube da Mostra

Nesta oficina prática com uma hora de duração, Ally Collaço irá estimular as crianças a coletarem elementos naturais e, com eles, construir pequenas narrativas usando a técnica de contação de história e jogo lúdico chamada “Era uma vez”.

O objetivo é promover iniciação à construção básica de narrativa, etapa prévia na construção de histórias e elaboração de ideias para diferentes linguagens, entre elas o próprio cinema.

Ally CollaçoSobre a ministrante

Ally Collaço é doutoranda e mestre em Educação (UFSC), bacharel em Cinema, com ênfase no trabalho com cinema na educação. Oficineira e professora de Cinema há quase 15 anos em Florianópolis (SC).

Mais sobre a Oficina de Produção de Novos Festivais

Para quem é a Oficina de Produção de Novos Festivais?

Para produtores, gestores culturais e para quem busca: 

  • Desenvolver o embasamento conceitual do seu projeto de festival audiovisual;
  • Identificar perfil, periodicidade, duração e abrangência e dimensões comunitárias do seu projeto de festival audiovisual;
  • Compreender as noções fundamentais para criação, produção e gestão de festivais audiovisuais;
  • Compreender técnicas e procedimentos do ambiente de produção de festivais audiovisuais;
  • Manter contato com dados estatísticos, perfis e cenário do setor de festivais audiovisuais no Brasil e exterior;
  • Compreender a legislação vigente para produção de festivais audiovisuais;
  • Desenvolver o planejamento físico-financeiro do projeto, recursos físicos, humanos e financeiros e cronogramas;
  • Conhecer as possibilidades de viabilização do projeto / Mecanismos de fomento, parcerias e apoios; e
  • Conhecer métodos de avaliação e produção de relatórios.

Sobre os ministrantes

Antonio Leal

Antonio Leal, atua há 28 anos na área cultural coordenando, produzindo e desenvolvendo inúmeros projetos, com destaque no segmento de festivais e mostras de cinema.  É diretor do CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol; diretor do CINEsporte – Festival de Cinema de Esportes;  consultor do Amazonas Film Festival; presidente do Fórum Nacional de Festivais Brasileiros de Cinema; membro da Diretoria da FICTS (Federation Internationale Cinema Television Sports) Milão, Itália; co-autor do “Diagnóstico Setorial dos Festivais Audiovisuais Brasileiros”; e diretor-Executivo do IBEFEST-Instituto Brasileiro de Estudos de Festivais Audiovisuais.

 

Tetê Mattos 

Niteroiense, é doutora em Comunicação pela UERJ com a tese defendida em 2018 sobre o Festival do Rio. É professora do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense, onde ministra disciplinas para a graduação em produção cultural sobre projetos culturais e festivais de cinema. Entre 2002 e 2013, dirigiu o Araribóia Cine – Festival de Niterói. Foi curadora e consultora do Amazonas Film Festival entre 2005 e  2013. Foi coordenadora técnica de pesquisas de mapeamento de festivais audiovisuais brasileiros (2006 a 2009) e festivais do Rio de Janeiro (2013).  Atualmente integra o grupo de pesquisa Festivais de cinema e audiovisual – histórias,  políticas e práticas. Documentarista,  dirigiu os curtas-metragens premiados “Era Araribóia um Astronauta?” (1998), “A Maldita” (2007), “Fantasias de Papel” (2015), e o longa-metragem “A Maldita” (2019). Exerce atividades de curadoria, consultoria e júri em mostras e festivais audiovisuais. Publica artigos em revistas e livros especializados em cinema com foco em festivais de cinema e cinema documentário. Torce pela Portela e pelo Fluminense.

Ementa da Oficina

Módulo 1 

OS FESTIVAIS AUDIOVISUAIS NO CONTEXTO CULTURAL BRASILEIRO

O circuito de festivais de cinema no Brasil e exterior / histórico

O papel cultural, artístico, social e econômico dos festivais de cinema

Intercâmbio com os festivais / Fórum dos Festivais / Código de ética

 

Módulo 2

ASPECTOS CONCEITUAIS

Porque criar um festival e para quem?

Perfil, periodicidade, duração e abrangência

Desenho estrutural do festival

A imagem do festival – identidade visual

Curadoria e programação

 

Módulo 3

PRODUÇÃO E GESTÃO

Planejamento das ações / visão geral / orçamento / cronograma de execução

Aspectos técnicos, artísticos, logísticos, operacionais e de infraestrutura [definição da equipe,

regulamento, júri, premiações, homenagens, exibição, cerimônias e outros]

Dimensões comunitárias, Acessibilidade e Acesso

Estratégias de comunicação

Pós-produção e formas de avaliação

A próxima edição

 

Módulo 4

DESENVOLVIMENTO / CENÁRIOS DE VIABILIDADE

Identificação de potenciais patrocinadores, parceiros e apoiadores

Mecanismos de fomento, editais, leis de incentivo, financiamento coletivo,

financiamento direto e outros

 

Módulo 5

ASPECTOS LEGAIS

Ancine-Condecine / Classificação indicativa / Ecad

Compromissos legais com financiadores, parceiros e apoiadores

 

Metodologia aplicada: aulas expositivas com suporte de programas de apresentação, projeção das experiências de festivais destacados, exibição de conteúdo audiovisual, utilização de arquivos, imagens e planilhas para exposição pormenorizada dos temas elencados nos módulos da oficina.

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