Oficina “Brincando de Youtuber” leva experiência de fazer cinema para crianças

Vamos brincar de cinema? E as crianças têm vocação para isso. Na história da Mostra de Cinema Infantil há exemplos de produções em curtas-metragens exibidas feitas pelos pequenos e com resultados surpreendentes. Uma boa oportunidade são as oficinas que acontecem durante o festival. Neste ano, acontecerá o workshop “Brincando de Youtuber – Uma introdução ao cinema documentário”, que será ministrado no domingo (30), às 9h, na Escola de Cinema e Outras Artes, sob a coordenação da professora e instrutora de minicursos Ally Collaço.

Conforme Ally, trata-se de uma brincadeira para apresentar o cinema documentário, pois ser youtuber nada mais é do que dar opiniões em vídeo na frente da câmera. “E será sobre isso que iremos conversar e o exercício que eles irão fazer. Eles vão se gravar dando depoimentos/opiniões sobre um tema que conversaremos no grupo”, explica a coordenadora que é Mestre em Educação, com formação também em Cinema, Desig e edição de vídeo.

Ela lembra que o cinema nasceu documental antes da produção de filmes com história e por isso é importante apresentar à turminha um histórico a partir dos primeiros filmes da sétima arte. Apaixonada pelo cinema, Ally tem atuado na formação de público, aproximando crianças, jovens e adultos ao universo cinematográfico, por meio de oficinas e cineclubes, sem abrir mão dos aspectos críticos, reflexivos, artísticos, criativos e históricos.

Ally Collaço é a criadora da primeira escola de cinema e artes de Florianópolis e também parceira da Mostra de Cinema Infantil desde 2015 com a realização de oficinas e estandes de produtos educativos. “A ideia da Escola de Cinema é atuar com a formação de público, promovendo uma aproximação de crianças, jovens e adultos ao amplo universo do cinema, além de utilizar o mínimo de recursos oferecidos pelos atuais smartphones”.



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    patrocinadores da Mostra
    Mostra de Cinema Infantil