Encontro Nacional de Cinema Infantil é neste sábado (1/7)

IMG_0843

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, a maior do segmento no país, promoverá o Encontro Nacional de Cinema Infantil, no dia 1º de julho, das 9h às 12h30, no Cinema do CIC. O evento, marcado pelo lançamento da revista Filme Cultura, reunirá nomes de peso, com objetivo de discutir o cinema brasileiro e a Lei 13.006 – sobre a exibição de filmes nacionais integrada à proposta pedagógica das escolas. A entrada é gratuita.

O Encontro contará com a presença de Marialva Monteiro, do Cineduc/RJ, que irá abordar a importância do cinema na educação; e Célia Catunda, diretora do filme “Peixonauta”, que dará um panorama do momento atual da produção de animação para crianças no país, além de falar sobre as produções da TV Pinguim, da qual é sócia, e sobre o que a motiva produzir para o público infantil.

Também terá a participação de Luciana Rodrigues, da Secretaria de Audiovisual/ Ministério da Cultura e integrante da Comissão Editorial da revista Filme Cultura, que vai apresentar o processo de retomada da revista com o tema cinema infantil; e Risla Miranda, coordenadora Geral de Cultura e Educação da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural/Minc, que irá tratar sobre a regulamentação da Lei 13.006, apresentando o documento criado pela sociedade civil para essa finalidade.

A realização do evento vai ao encontro de um dos objetivos da Mostra: fazer de Santa Catarina um polo de audiovisual para infância, levando em conta o interesse dos produtores catarinenses em produzir com qualidade para crianças. “Santa Catarina é o terceiro Estado que mais teve filmes selecionados para a Mostra deste ano”, destaca Luiza Lins.

A liderança nesse cenário é de São Paulo, com 15 títulos, seguido do Rio de Janeiro e do Distrito Federal, com cinco filmes selecionados, e do Rio Grande do Sul e Santa Catarina com quatro. Depois vem o Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais com dois; Ceará, Goiás, Pará, Paraíba e Pernambuco com 1. Na categoria internacional, há curtas da Espanha ( 4), Alemanha (2),  Argentina (1) , Chile (1) , Eslovênia (1) , Geórgia (1),  Irã (1),  Nigéria (1) e Reino Unido (1).

 

 

Lançamento da Revista

O Encontro Nacional de Cinema Infantil será marcado pelo lançamento da revista Filme Cultura, que, depois de uma pausa de quatro anos, é retomada pela Secretaria do Audiovisual do MINC sob um olhar mais contemporâneo, com o desafio de ampliar o acesso, sustentabilidade e inclusão.

Esta edição irá investigar como o audiovisual voltado para o público infantil tem sido produzido e recebido pelas crianças ao longo da história do cinema brasileiro, qual a sua importância e particularidades e qual é o espaço dedicado a ele em nosso país. Contará com representantes do cinema para infância entre os colunistas, como a própria Luiza Lins, diretora da Mostra, Marialva Monteiro, do Cineduc/RJ, e Carla Camurati, do Festival Internacional de Cinema Infantil.

A publicação terá distribuição gratuita durante o evento. Além da tiragem impressa, a revista será disponibilizada gratuitamente na Internet.

A Mostra foi escolhida para o lançamento pelo seu pioneirismo na realização de um evento audiovisual exclusivo para crianças no país e por abrir espaço de discussão e valorização do cinema brasileiro voltado para o público infantil.

 

 

Sobre a Mostra

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis chega aos 16 anos com um retrato da produção de curtas metragens nacionais para crianças: dos 202 filmes inscritos, em torno de 80% são de animação.

No total, serão 70 filmes exibidos, entre os dias 1º e 9 de julho, no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis, e também, posteriormente, em 120 cidades catarinenses, através do Circuito de Cinema Infantil.






Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    [honeypot website]

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil