Conheça os filmes vencedores da 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

As produções foram escolhidas por um júri infantil. A 20ª edição do festival termina no dia 31/10 e até lá mais de 130 filmes podem ser assistidos gratuitamente a partir do site

O curta de animação ‘Batchan’, de Ester Harumi Kawai, foi eleito o Melhor Filme Nacional pelo Voto Popular e das Crianças. (Foto: Divulgação)

Os filmes vencedores da 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis foram anunciados neste sábado (30) em sessão ao vivo e online com participação de integrantes do júri oficial, formado por crianças de diferentes idades. O curta de animação Batchan, de Ester Harumi Kawai, foi eleito o Melhor Filme Nacional pelo Voto Popular e das Crianças. Já a produção animada francesa Clair de lune, de Jean-Baptiste Caillet, Pauline Camensuli, Clara Beagrand, Hugo Bussiere e Hugo Jacquet; e o curta de ficção mexicano La Piñata, de Verónica Ramírez, foram escolhidos como Melhores Filmes Internacionais pelo Voto Popular.  

Além dessas duas categorias, o júri infantil escolheu ainda as três melhores produções nas seis categorias por idade: Curtas 4+, Curtas 6+, Curtas 8+,Curtas 10+, Curtas 12+ e Curtas 12+ Direitos Humanos. Também foram escolhidas as melhores produções da Sessão Vlog e dos Curtas por Crianças e Escolas. A lista completa dos vencedores está abaixo. 

Cerca de 130 crianças que acompanharam a 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis avaliaram as dezenas de produções exibidas na programação deste ano.  O júri oficial teve a participação de crianças que já foram juradas em outras edições, além de alunas e alunos de escolas da Capital. 

— O júri escolheu filmes muito delicados, muitos que trazem as questões das diversas infâncias e da diversidade, que têm o protagonismo das crianças, que trabalham com a inclusão. Isso nos chama a atenção sobre a importância de deixar as crianças se expressarem — afirma a idealizadora e diretora da Mostra, Luiza Lins. 

Os filmes vencedores retratam as diferenças das infâncias pelo Brasil, a importância dos povos originários, a busca pela preservação do meio-ambiente e ainda as experiências dos tempos de isolamento social.  Arte em Tempos de Pandemia: Rosa, de Rita de Cácia Oenning da Silva, por exemplo, um dos três vencedores da categoria Curtas 10+, mostra como foi a experiência da quarentena e como a arte foi importante nesse momento.  

— As crianças gostaram muito de ver isso na tela, de saber e entender que elas passaram por momentos complexos durante a pandemia. É sempre bom trabalhar com o público infantil porque, para as crianças, é muito natural o mundo ser feito de diferenças. É da natureza delas serem assim — diz Luiza.

Os eleitos pelo voto popular

Eleito como Melhor Filme Nacional, o curta de animação Batchan é baseado na vida da autora, Ester Harumi Kawai. Conta a história tocante de uma garotinha nipo-brasileira que tenta aprender a conversar com sua avó surda.

Uma outra animação chamou a atenção das crianças: a animação francesa Clair de Lune / Luz da Lua. O curta, assinado pelos diretores Jean-Baptiste Caillet, Pauline Camensuli, Clara Beaugrand, Hugo Bussiere e Hugo Jacquet, conta a história de um pai que, sentindo-se culpado por ter esquecido o livro que havia prometido à filha, dá asas à própria imaginação para contar para ela uma história de fantasia. A ficção mexicana La Piñata, de Verónica Ramírez, também encantou o júri. O curta conta a história de Lorena, uma menina de 7 anos que quer ganhar uma competição de pinhatas (brincadeira tradicional mexicana) da escola. A garota, sem poder contar com a ajuda da mãe, trabalha sozinha e recebe o apoio dos amigos para criar uma pinhata especial. 

A 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começou no dia 16 de outubro e segue até este domingo (31) com programação online e gratuita. A edição comemorativa de 20 anos foi histórica por ter consolidado um público em todo o Brasil.  Mais de 130 filmes podem ser assistidos a partir do site: https://www.mostradecinemainfantil.com.br/

Filmes vencedores da 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis 

Melhor Filme Nacional pelo Voto Popular e das Crianças

– Batchan, de Ester Harumi Kawai (SP, animação, 2020, 5 min e 21 seg)

Melhores Filmes Internacionais pelo Voto Popular

– Clair de lune, de Jean-Baptiste Caillet, Pauline Camensuli, Clara Beagrand, Hugo Bussiere, Hugo Jacquet (França, animação, 2020, 6 min e 32 seg)
– La piñata, de Verónica Ramírez (México, ficção, 2020, 13 min e 24 seg)

Curtas 4 + 

– Nana & Nilo na Cidade Verde, de Sandro Lopes (RJ, animação, 2020, 10 min  e 30 seg)
Raone, de Camila Santana (SP, documentário, 2021, 2 min e 21 seg)
O Papagaio e a Pipa, de Tiago MAL (SP, animação, 2021, 6 min 57 seg)

Curtas 6+ 

– Liga da Mata – Abelhas, de Sergio Kalili (SP, animação, 2021, 12 min e 31 seg)
Tuca, O Mestre Cuca – A Plantinha da Pri, de Rubens Belli,  Felipe Tadeu Gondim e Rafael Pasold (SC, animação, 2019, 11 min e 12 seg)
O meu novo bichinho de estimação, de Jaqueline Moreira (MG, animação, 2021, 10 min e 35 seg)

Curtas 8 +

– Batchan, de Ester Harumi Kawai (SP, animação, 2020, 5 min e 21 seg)
Paloma, de Alex Reis (SP, animação, 2020, 7 min e 35 seg)
A Conselheira do Rei, de Isabele Bonzoumet (RJ, animação, 2021, 16 min e 57 seg)

Curtas 10 +

– Arte em Tempos de Pandemia: Rosa, de Rita de Cácia Oenning da Silva (SC, documentário, 2020, 7 min e 17 seg)
Aurora – A Rua que queria ser um rio, de Radhi Meron (SP, animação, 2021, 10 min)
Fome,  de Felipe Fré (SP, ficção, 2019, 17 min e 21 seg)

Curtas 12 +

– Utopia, de Sofia Federico (BA, ficção, 2021, 13 min)
Jovem que Desceu do Norte, de Ana Teixeira (SP, documentário, 2021, 15 min e 50 seg)
O Lasanha, de Veronica Lorraine Oliveira de Paulo, Vanessa Luppi e Ana Beatriz Reinaldo Corrêa (SC, animação, 2019, 2 min e 21 seg)

Curtas 12 + DH

– Reduto,  de Laís Nogueira (RJ, documentário, 2018, 8 min e 30 seg)
– Êxodo XXI, de Rachel Aranha (RJ, animação, 2020, 1 min e 40 seg)
Nós, de David Francisco dos Santos (RJ, animação, 2021, 2 min)

Sessão Vlog

– Vlog da Nina, de Marko Martinz (SC, ficção, 2020, 12 min e 30 seg)
Dádiva, de Evelyn Santos (SP, experimental, 2020, 6 min)

Curtas por Crianças e Escolas

– Nosso Clube, de Lara Teodoro (SP, animação, 2021, 2 min e 10 seg)
Vento Viajante, feito por alunos da rede pública municipal de ensino fundamental de Icapuí/CE (E, animação, 2020, 6 min e 10 seg)

A 20ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é realizada pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo e pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio do Prêmio Catarinense de Cinema. Tem o patrocínio cultural da  Eletrobrás CGT Eletrosul, Qualirede, Engie Brasil Energia, Itaú e Da Magrinha. Coordenação da Lume Produções Culturais e direção geral de Luiza Lins.

Acesse a programação.

Agende-se

20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
Quando: 16 a 31 de outubro
Onde:  https://www.mostradecinemainfantil.com.br/
Quanto: gratuito



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    patrocinadores da Mostra
    Mostra de Cinema Infantil