Cinema no Morro da Penitenciária

Mostra Itinerante: Premiada três vezes pelo Itaú Unicef, a Casa da Criança Morro da Penitenciária recebe a itinerância da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis pela primeira vez. A ONG localizada no bairro Trindade, funciona como apoio pedagógico e atende 110 crianças da comunidade, com idade entre 6 e 16 anos, nos turnos da manhã e da tarde, funcionando no contraturno da escola. Aulas de música, literatura, capoeira, desenho e educação física estão entre as atividades oferecidas.

A coordenadora pedagógica Maria Luiza Lopes, que trabalha há seis anos no local, foi quem organizou as sessões que aconteceram nesta quarta-feira. Enfileirou as cadeiras da sala de aula, fechou as cortinas e preparou pipoca, tudo para que s crianças pudessem sentir o gostinho de estar no cinema. Henrique da Silva, de 9 anos, conta que adorou a ideia. “Eu gosto de cinema porque eu posso assitir filmes diferentes dos que eu vejo na televisão”. O garoto havia ido ao cinema apenas uma vez , mas como os pais trabalham o dia inteiro, dificilmente têm tempo para levá-lo.

É o caso de Leontina Barbosa, que trabalha como faxineira e é mãe de Emanoeli da Silva, de 7 anos, que vai à escola pela manhã e fica na ONG durante a tarde. “Eu acho ótimo que tenha cinema para eles aqui na Casa da Criança, pois é difícil podermos propiciar essa atividade para os filhos.  Às vezes, falta dinheiro”, diz. Leontina, assim como as outras mães que deixam as crianças na ONG, é da comunidade do Morro da Penitênciária, que está entre as mais carentes de Florianópolis.

Além das atividades que a Casa oferece, as crianças também recebem alimentação, serviços odontológicos e atendimento médico emergencial. Há uma biblioteca com 8 mil livros aberta à comunidade e uma brinquedoteca. “Procuramos oferecer, à medida do nosso alcance, tudo para o bem estar dessas crianças e também atividades culturais, que servem para melhorar o aprendizado”, conta Maria Luiza, que pretende fazer a mostra de cinema mais vezes.

Estér Antunes Fermiano, de 10 anos, lembra que quando souberam sobre a exibição de filmes todas as crianças gritaram de alegria. “Eu acho o cinema legal porque ensina o respeito, ensina que as crianças devem brincar e estudar.”

A Mostra Itinerante ocorre em 44 pontos de exibição em cidades do interior de Santa Catarina e na Grande Florianópolis, como parte da programação da 11ª Mostra de Cinema Infantil. Em cartaz, 88 curtas-metragens voltados para a infância, que fazem parte da Mostra Competitiva e foram selecionados de todo o Brasil pela curadoria do evento.

Mostra Itinerante na Casa da Criança Morro da Penitenciária
Fotos de Henrique Pereira
[nggallery id=130]

 

 



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil