Neste sábado, dia 11 de outubro, a 24a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis irá homenagear a diretora de conteúdo e programação da EBC, Antônia Pellegrino, com o Prêmio Amigos do Cinema Infantil.

Antônia Pellegrino
Atualmente, a TV Brasil é a TV aberta que oferece o maior conteúdo com programação infantil entre as emissoras brasileiras. A faixa TV Brasil Animada exibe, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30, conteúdos educativos, culturais e de entretenimento voltados exclusivamente para este público.
“Com essa homenagem à Antônia, queremos parabenizar a TV Brasil pela programação infantil, e também pelos editais focados neste público”, diz a diretora da Mostra, Luiza Lins.
O Prêmio Amigos do Cinema Infantil foi criado em 2005 para homenagear pessoas que ajudam a desenvolver o cinema para crianças e jovens no Brasil. Já foram contemplados nomes como o cartunista Ziraldo, o poeta Manoel de Barros e a diretora do Festival Internacional de Cinema Infantil, o FICI, Carla Camurati.
Qual o espaço dedicado à programação infantil na TV Brasil atualmente?
A TV Brasil mantém uma faixa focada na programação infantil, com uma grade voltada ao público infantil de segunda-feira a sábado, entre 7h e 12h30. A “TV Brasil Animada” exibe conteúdos educativos, culturais e de entretenimento que respeitam as diversas infâncias brasileiras. A emissora prioriza programas que promovem valores como cidadania, diversidade, inclusão e respeito às diferenças, oferecendo uma alternativa de qualidade em meio a um cenário com opções comerciais. Nosso intuito é oferecer conteúdos que divirtam, eduquem e representem a pluralidade das experiências infantis no Brasil, de modo a valorizar o brincar, a curiosidade e o olhar das crianças sobre o mundo.
Como você vê a importância da exibição de conteúdos para crianças na TV pública?
A exibição de conteúdos infantis na TV pública é fundamental, pois cumpre uma função social importante: garantir o acesso democrático a produções que estimulem o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Em um país com grandes desigualdades no acesso à internet e a plataformas de streaming, a TV aberta ainda é uma das principais janelas de consumo audiovisual para muitas famílias – quiçá o único. Por isso, a TV pública tem o dever e o privilégio de oferecer conteúdos que contribuam para a formação de cidadãos críticos e conscientes desde pequenos.
Como você avalia a atual safra de produção audiovisual para este público no Brasil?
A produção audiovisual brasileira voltada para o público infantil vive um momento cheio de potencial com a retomada de editais públicos e o fortalecimento de políticas públicas audiovisuais. Na TV Brasil, nós lançamos a “Seleção TV Brasil”, edital de 110 milhões de reais – dos quais 30 milhões de reais serão investidos em projetos infantis e infantojuvenis (o que mostra a importância da nossa faixa infantil para a emissora e seu público alvo).
Um ótimo exemplo disso é “Lupita no Planeta de Gente Grande”. A primeira temporada da série foi vencedora do Prodav Tv´s Públicas 2014, estreou na grade em 2020, e atualmente está disponível na Amazon Prime. No dia 06 de outubro de 2025, nós estrearemos a segunda temporada, que foi vencedora do Prodav Tv´s Públicas 2018. “Lupita” se destaca por trazer uma protagonista negra em uma jornada cheia de poesia, afeto e descobertas dedicada à primeira infância. A série aborda questões emocionais e sociais com uma linguagem acessível e encantadora, conectando-se profundamente com o universo infantil. A produção independente alia o tom pedagógico à uma perspectiva de aventura e ficção-científica nas tramas da pequena Lupita, uma bebê com cerca de um ano. A protagonista é mostrada como uma astronauta e cada ambiente, para ela, é como um planeta a ser explorado. O conteúdo é produzido pelo estúdio Petit Fabrik, do Amazonas, e retrata bem o sucesso das políticas públicas regionais.
Há outros casos de sucesso na TV Brasil. Quais são eles?
Importante olhar para trás e falar também de outras produções brasileiras, que a TV Brasil licenciou, e que marcaram a nossa faixa infantil com originalidade e qualidade, como o “O Show da Luna!”, “Peixonauta” e “Meu Amigaozão”. “Luna”, por exemplo, estimula a curiosidade científica das crianças de forma divertida e educativa. Já “Peixonauta” leva mensagens importantes sobre meio ambiente e sustentabilidade com aventuras que despertam o interesse pelo planeta. E “Meu Amigãozão” trata de emoções, amizades e desafios da infância com delicadeza, ajudando no desenvolvimento socioemocional das crianças. Outro excelente exemplo é “Conta Comigo”, uma série voltada ao ensino da matemática que apresenta conceitos matemáticos de maneira divertida, acessível e contextualizada ao cotidiano das crianças. É uma iniciativa que alia educação e entretenimento, com foco em inclusão e no desenvolvimento do raciocínio lógico — um ótimo exemplo de como a produção nacional pode contribuir para a aprendizagem de forma encantadora.
O Brasil tem não só talento, mas também uma sensibilidade única para criar conteúdos que dialogam de verdade com o universo infantil de forma lúdica e acessível. Com apoio adequado — via políticas públicas, editais e espaço de exibição nas TVs públicas e plataformas — essa nova safra pode não só florescer ainda mais, como também formar uma geração inteira conectada com suas raízes, sua imaginação, seu potencial e sua diversidade.
Que filmes marcaram a sua infância?
Eu fui criança nos anos 80, então fui muito marcada por ET, que eu era apaixonada. Mas também vi e revi muitas vezes Indiana Jones, Os Goonies, Os Caça-Fantasmas, Guerra nas Estrelas.



