CINECLUBE DA MOSTRA - TODOS OS SÁBADOS 16H NO CINEMA DO CIC - GRATUITO

Cineclube da Mostra

O objetivo principal do Cineclube Infantil é promover a inclusão social através da arte e do cinema. Pretendemos transmitir noções de cidadania e de identidade nacional, além de mostrar a diversidade cultural do nosso país e do mundo, para todas as crianças da cidade de Florianópolis. 

Programação de Maio/2024 – Sábados, às 16h. GRATUITO

Sessão Curta-Metragem Nacionais (54 min) Livre anos

Entre latinhas (de Carla Leoni e Richard Dantas, ficção, SP, 2013, 13 min)

Gregorinho é um menino da cidade grande que passa férias com sua mãe e seu avô em uma praia. Lá ele conhece Amanda, uma menina muito esperta que cata latinhas na praia pra ajudar a família. Mesmo sendo de mundos diferentes, essas duas crianças desenvolvem uma amizade simples, sincera e livre de preconceitos. Gregorinho enfrentará uma série de barreiras, mas é entre latinhas que esse amor inocente vai encontrar o seu caminho.

Preguiça (Sloth) (de Julia Ocker, animação, Alemanha, 2018, 4min)

O bicho preguiça quer comprar sorvete. Mas infelizmente ele é muito lento. Como o vendedor vai solucionar esse problema?

Lipe, vovô e o monstro (de Fellipe Steffens e Carlos Mateus, RS, animação, 2016, 9 min)

Um menino vai passar o final de semana no sítio dos avós. Durante uma pescaria, ele conhece um segredo de seu avô, e acaba fazendo uma nova e inusitada amizade.

Coelhitos e Gambazitas (de Thomas Larson, SP, animação, 2022, 10 min.)

A história tem como pano de fundo o segundo casamento do pai e a formação de uma nova família com a madrasta e sua filhinha bebê. A convivência e os conflitos da relação familiar têm como foco principal a relação entre as crianças e os aparelhos eletrônicos.

As aventuras de Minuano Kid (de Pedro Antoniutti e Edison Rodrigues, ficção, RS, 2014, 10 min)

A história de Juninho, um garoto de 9 anos e de seu amigo imaginário, Minuano Kid, um super-herói com medo do escuro. A dupla enfrenta os “dilemas” que toda criança dessa idade é capaz de enfrentar em seu dia a dia.

Calango! (de Alê Camargo, animação, DF, 2007, 8 min)

Um esfomeado calango decide que um grilo será sua próxima refeição… Mas as coisas não serão tão simples quanto ele imagina.

Sessão Longa-Metragem Internacional (93 min) Livre

A Canção do Oceano (Song of the sea) (de Tomm Moore, animação, Bélgica, Dinamarca, França, Irlanda, Luxemburgo, 2014, 93 min)

Dois irmãos perdem a mãe e precisam encontrar uma maneira de viver sem ela. O segredo está nas lendas que ela contava e na concha mágica que ela deixou, que toca a música do mar para encantar as criaturas e despertar o amor e a união entre as crianças.

Sessão Curta-Metragem Nacionais (51 min) Livre

O elefante maluco (de Wilson Pailo, SP, animação, 2017, 3 min)

Narrativa em forma de poesia que conta o sonho que um menino teve com um elefante muito doido, que apronta muitas peripécias e bizarrices, mostrando como os sonhos surgem durante o sono e como eles podem mexer com nossas emoções.

Desentralha (de Andrés Lieban, animação, Rio de Janeiro, 2010, 11 min)

Celebra a cultura afro-brasileira ao encenar mitos afro-brasileiros em stop-motion. “A criação das ondas” conta sobre Iemanjá, a Rainha do Mar, que recebe de Olodumare o poder de devolver à terra as sujeiras jogadas pelos homens na água.

Dono de Casa (de Anderson Lima, MG, ficção, 2018, 8 min)

Um menino pede para brincar com as meninas. No início ele é dono de uma oficina, mas sem carros para consertar, ele precisa encontrar outro papel na brincadeira.

Sheep (de Julia Ocker, animação, Alemanha, 2018, 4 min)

O carneirinho pula de uma aventura perigosa para outra. Mas o rebanho não tem coragem de encarar esse perigo!

Com os Pés na Cabeça (de Tiago Scorza e Gabriela Dalmasso, ficção, Rio de Janeiro, 2012, 15 min)

Em uma área rural, Zeco, filho de uma lavadeira e de um trabalhador, ajuda a mãe entregando roupas para os seus clientes. Assim conhece Clara, menina da cidade grande que passa férias na região. Zeco não tem sapatos. Clara tem lindos tênis.

Iemanjá Yemoja: A criação das ondas (de Célia Harumi Seki, animação, São Paulo, 2016, 10 min)

Celebra a cultura afro-brasileira ao encenar mitos afro-brasileiros em stop-motion. “A criação das ondas” conta sobre Iemanjá, a Rainha do Mar, que recebe de Olodumare o poder de devolver à terra as sujeiras jogadas pelos homens na água.

Sessão Longa-Metragem Nacional (85 min) Livre

Tromba Trem - O filme (de Zé Brandão, animação, Brasil, 2021, 85 min)

Gajah, um elefante sem memória, é alçado ao status de celebridade do dia para a noite e acaba se afastando de seus velhos companheiros de viagem no Tromba Trem. O estrelato dura pouco pois ele acaba se tornando o principal suspeito de misteriosos raptos. Desvendar o mistério só será possível com a ajuda dos amigos pré-fama: um grupo de obstinados cupins moradores de uma colônia e Duda, uma empolgada e inocente tamanduá vegetariana.

O Cineclube Escolar, novo projeto da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, será realizado todas as quintas-feiras, uma sessão pela manhã e outra à tarde, no cinema do CIC, exclusivamente para escolas, públicas ou privadas, mediante agendamento.

É mais uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e fortalece a aproximação do cinema e da educação na Capital catarinense, iniciada desde a primeira edição da Mostra em 2002.

A criação do Cineclube Escolar é também mais um passo em direção à Lei 13.006, de 2014, que prevê obrigatoriedade da exibição de duas horas de filmes nacionais nas escolas e vem para aumentar ainda mais o alcance da Mostra.

Programação Cultural para as Famílias

O Cineclube da Mostra de Cinema Infantil iniciou as suas atividades em 2017, no Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura. E, desde então, acontece todos os sábados, sempre às 16h, com entrada gratuita, e se confirmou como a programação cultural de sábado de várias famílias. 

Por acontecer no CIC, as sessões de cinema do Cineclube acabam propiciando a visita, antes ou depois, a outros espaços culturais como o Museu de Arte de Santa Catarina, o Museu da Imagem e do Som, e a todas as exposições e eventos que por lá acontecem. Isto, é claro, estimula a formação cultural e propicia a visão para as artes das crianças e adultos. 

Além disso, o CIC conta com uma estrutura muito boa para que toda a família consiga usufruir a programação com conforto e qualidade, como café, banheiros, acessibilidade e estacionamento gratuito. Queremos ajudar a transformar o Cinema do Centro Integrado de Cultura novamente em um espaço de formação e diversão, onde todas as crianças com suas famílias de todas as classes sociais possam se unir em um programa cultural de qualidade. 

Integração com Escolas

Também programamos filmes produzidos por crianças e adolescentes em oficinas que acontecem nas escolas, proporcionando que elas vejam as suas produções na tela grande. São as sessões Primeiras Experiências, que incluem um bate papo com os realizadores e vêm sendo uma ótima oportunidade para a troca de saberes e conteúdos entre os professores de arte das escolas públicas e particulares da grande Florianópolis.

O projeto também visa a formação dos professores para o audiovisual, seja a utilização na sala de aula, ou na própria formação de repertório.

Sessões gratuitas e outras atividades escolhidas a dedo

Lembramos que existem ainda muito poucos programas culturais para as crianças gratuitos ao logo do ano. Como as sessões são gratuitas, contamos com um público variado. E, desde as primeiras exibições, quando exibimos algum filme de forte apelo para as crianças, temos a sala lotada, sendo necessário sessões extras. 

Após algumas sessões, realizamos um bate papo com convidados, sejam os diretores dos filmes ou alguém que possa discorrer um pouco sobre os temas tratados e que consideramos de relevância para a formação ética e de valores das nossas crianças. 

Em algumas ocasiões especiais, distribuímos pipoca gratuitamente, ou sorteamos livros. Em outras, produzimos junto ao espaço do café, atividades musicais após a sessão. Tudo escolhido a dedo, com muito carinho e pensando em levar para as crianças o que de melhor é produzido para elas e que estimule um crescimento alegre e saudável. 

Cinema de Qualidade

Quanto aos curtas-metragens, a preocupação com a diversidade também é uma constante e a curadoria é pensada de maneira que a criança possa ver na tela realidades muito parecidas com a sua (o que não acontece no circuito comercial) e também realidades das crianças de partes do mundo não conhecidas. 

Apresentamos filmes nacionais, internacionais e damos espaço para os filmes produzidos em Santa Catarina e em Florianópolis, pois as crianças adoram ver a sua cultura na tela, e se sentirem incluídas. Além disso, filmes internacionais que normalmente não passam no circuito comercial, fazem parte das nossas sessões. 

Cinema de qualidade, que pensa nas nossas crianças com respeito e carinho pelo seu desenvolvimento. Temos a preocupação de exibir filmes que possibilitam uma infância alegre e livre de preconceitos. 

Patrocinadores do Cineclube da Mostra 2023

Patrocinadores do Cineclube da Mostra 2023

Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    patrocinadores da Mostra
    Mostra de Cinema Infantil
    VOLTAR AO TOPO