Selecionados para 20ª Mostra serão conhecidos na última semana de junho

A coordenação da Mostra de Cinema Infantil anunciou que os filmes selecionados para a vigésima edição, a ser realizada de 16 a 24 de outubro, serão divulgados no final de junho, aqui no site oficial do evento.

Napo, de Gustavo Ribeiro (PR), foi eleito a melhor ficção nacional em 2020

Neste ano, 330 filmes foram inscritos, sendo 244 nacionais e 86 internacionais. Entre os nacionais, estão representantes de 20 estados brasileiros. Destaque para os três que mais submeteram filmes: São Paulo(77), Santa Catarina (39) e Rio de Janeiro (35). Os países que mais enviaram títulos foram França(40), Argentina (13) e Hungria (5).

“É uma alegria ver que apesar da Pandemia, a produção de audiovisual continua acontecendo. A curadoria já está assistindo aos filmes e logo saberemos que filmes farão parte da edição comemorativa da Mostra”, afirma Luiza Lins, diretora e idealizadora do evento.

Os critérios para a seleção anunciados pela curadoria são qualidade técnica e artística e conteúdo próprio para o público infantil, de acordo com a classificação indicativa do Ministério da Justiça, de caráter lúdico e/ou educativo.

As inscrição para a Mostra deste ano aconteceram de 17 de março e 30 de abril e foram submetidos curtas-metragens nacionais e internacionais inéditos em Santa Catarina, de todos os gêneros, com duração de até 20 minutos, que privilegiam o público infantil.

Mostra 2021: edição comemorativa

A edição comemorativa de 20 anos da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis será realizada de 16 a 24 de outubro. A data, segundo a coordenação do festival, foi escolhida pelo fato de Outubro ser o mês que homenageia as crianças e por permitir avaliação criteriosa do cenário pandêmico até lá.

A 20ª Mostra deve acontecer de forma híbrida: presencialmente (se for seguro), com mostras itinerantes para alunos de escolas públicas e comunidades da Grande Florianópolis – Santa Catarina, e virtualmente, em canal exclusivo da Mostra de Cinema Infantil e por uma plataforma de streaming a ser selecionada.

Além das mostras competitivas, oficinas e shows, o festival exibe curtas e longas-metragens convidados de vários países. Também realiza o Encontro Nacional de Cinema Infantil e Fórum de Cinema e Educação.

“Em 2020 tivemos um público durante o evento de 20 mil pessoas. Em 2021 queremos beneficiar mais pessoas, porque já tivemos a experiência do ano passado e agora temos mais ferramentas para alcançar um público bem maior”, afirma Luiza.

Em 2021, a Mostra comemora 20 anos e o clima é de celebração pela trajetória realizada.

“Nos últimos 20 anos colocamos o audiovisual brasileiro para crianças e jovens na pauta anualmente: todos os anos chamamos a atenção para que o país e o mercado do audiovisual prestasse atenção neste público. Não só por causa da formação de plateia, mas em nome do desenvolvimento da cidadania. Uma criança que vê na tela a cinematografia do seu país e de países diferentes terá uma consciência maior e mais crítica sobre tudo”, conclui Luiza.



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    Mostra de Cinema Infantil