“Sobre Rodas” e bate-papo com o diretor Mauro D’Addio encerram o primeiro dia

“Sobre Rodas” e bate-papo com o diretor Mauro D’Addio encerram o primeiro dia


O primeiro dia da 17ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis foi encerrado com chave de ouro com a exibição do longa-metragem nacional “Sobre Rodas”, de Mauro D’Addio, que esteve presente no evento e participou de um bate-papo com a diretora Luiza Lins.

A ficção conta a história de Lucas, de 13 anos, que chega a uma nova escola depois de um acidente que o colocou em uma cadeira de rodas. Lá, ele fica amigo da colega de classe Laís, que sonha em conhecer o pai que a abandonou. Uma jornada se inicia quando eles descobrem o paradeiro do pai dela e decidem fugir juntos para tentar encontrá-lo. O diretor Mauro D’Addio conta que, embora tivesse o interesse de que um dos personagens fosse cadeirante, o foco era mostrar a história em si, a amizade, o primeiro amor, a viagem e colocar a cadeira de rodas em contextos radicais como em uma estrada de terra, por exemplo. A inspiração foi a cadeira de rodas que pode ser transformada em triciclo, equipamento desenvolvido pelo engenheiro brasileiro à frente da marca Kit Radical Livre, um dos apoiadores do filme.

Mauro já teve dois curtas exibidos em edições da Mostra, “A menina no mar” e “O morro da guerra eterna”, mas é a primeira vez que comparece ao evento e com um longa-metragem. Para o diretor, é essencial um evento deste caráter para discutir cinema infantil e apresentar um conteúdo ao público diferente do que é acessado em veículos tradicionais. “É fundamental que a gente lute pela perpetuação da Mostra, para que ela tenha cada vez mais força e inspire outras coisas parecidas no Brasil e no mundo”, declara.

“Sobre Rodas” já foi premiado em países como Alemanha, Brasil, Canadá e Chicago. O diretor Mauro D’Addio, conta que o longa foi uma aposta e que o retorno está sendo especial. “Eu queria algo que dialogasse com o nosso lado humano e não subestimasse o público infantojuvenil”, diz.

No domingo, 1º de julho, também serão exibidos outros dois longas-metragens nacionais, “Tropa de trapo – Na selva do Arco Iris”, às 10h, e “Os detetives do prédio azul”, às 16h. Ambas sessões serão sucedidas por bate-papos com os diretores das animações. A Mostra de Cinema Infantil acontece de 30 de junho a 8 de julho, no Teatro Governador Pedro Ivo, e toda programação é gratuita.

 

 

Confira a programação completa aqui!

 


Deixe seu comentário