Durante os 10 dias da Mostra, realizada de 5 a 14 de junho de 2015, 40 mil crianças e adultos estiveram presentes nas sessões de cinema realizadas no Teatro Pedro Ivo, sala de cinema do CIC, além de projeções em escolas e associações comunitárias, com as sessões itinerantes e Circuito Estadual de Cinema. Na escola Forquilhão, em São José, um dos locais onde ocorreram as sessões itinerantes, houve a participação dos 900 estudantes num único dia. Além da Mostra competitiva, o evento inclui exibição de longas, oficinas, shows e o Encontro Nacional do Cinema Infantil, para o público adulto.

Assiste o vídeo acima e conheça os bastidores e tudo o que rolou na Mostra 2015.

Mostra Competitiva

Conforme o júri, A visita foi escolhido pela coragem, ousadia e atualidade do tema, que discute a diversidade sexual. O mar de Teresa aborda de maneira sensível emoções femininas e a animação Dalivincasso ganhou o júri pela subversão da história da arte ao criar uma figura que mistura Salvador Dali, Picasso e Leonardo Da Vinci. E Salu, pela alegria e persistência do personagem principal.

O júri oficial ainda concedeu menção honrosa ao diretor Humberto Avellar e ao curta Valentino, de Cassiana Maranha. Os vencedores recebem o Prêmio Aquisição no valor de R$ 5 mil da TV Brasil, com exceção de Nham Nham, que foi realizado com recursos do edital Curta Criança do MinC e conforme prevê a regulamento já vai entrar na programação da TV Brasil.

O júri da 14ª Mostra de cinema infantil foi integrado por Hermínia Bragança, coordenadora de conteúdo infantil da diretoria de produção da TV Brasil (presidente do júri), e pelos jornalistas Dauro Veras e Dariene Pasternak. A diversidade cultural, a aceitação das diferenças e a postura de se colocar no lugar do outro conduziu a escolha dos jurados.

A visita

O mar de Teresa

Dalivincasso

Salu

Valentino

Nham Nham

Oficinas

Momentos preciosos durante a Mostra são quando crianças e profissionais do cinema e da educação se juntam para uma oficina. Na 14º edição da Mostra houve oficinas de produção audiovisual para crianças, de Games e o Minuto Lumière. Veja como foi a Programação de Oficinas em 2015.

Público Adulto

A edição 2015 da Mostra realizou o 14ª Encontro Nacional do Cinema Infantil “Cinema Brasileiro nas escolas”, o Fórum Cinema e Educação e um bate-papo sobre Produção de Animação. Um encontro com representantes do MEC, Minc e Ancine discutiu sobre a lei 13006, que regulamenta a exibição de duas horas de cinema nacional nas escolas de educação básica de todo o país. Confira o vídeo quais foram as resoluções dessa conversa e qual o papel da sociedade e das escolas na educação das crianças e jovens. Confira mais sobre a programação para o público adulto em 2015.

Fotos 2015

Catálogo 2015