A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis deu um salto de público muito grande nesta décima edição, passando das 25 mil pessoas atendidas em 2010 para 42 mil em 2011. Este aumento ocorreu principalmente devido as Mostras Itinerantes por 24 cidades do interior de Santa Catarina.

Durante 18 dias, uma grande maratona cultural para a Infância aconteceu na cidade, nos arredores, no Estado e também no Brasil, uma vez que os filmes do acervo das últimas Mostras agora estão disponíveis na internet no site www.filmesquevoam.com.br, parceria lançada na abertura da 10º Edição, que contou ainda com uma emocionante e muito significativa homenagem ao Ziraldo.

A Mostra de 2011 teve 577 sessões itinerantes e no Teatro Pedro Ivo (em Florianópolis), 145 escolas atendidas e mais de 100 filmes exibidos, entre curtas e longas metragens, sendo que cerca de 80 eram filmes nacionais, incluindo duas pré-estreias nacionais de filmes importantes, como Tainá 3 e Uma Professora Muito Maluquinha, com a presença dos atores, produtores e diretores dos filmes. Os bates papos com quem trabalhou nos filmes depois das sessões enriqueceram ainda mais a experiência cultural das crianças.

Os curtas vencedores da Mostra Competitiva de 2011 foram:

Também foram realizadas seis oficinas de animação em comunidades com quase nenhum acesso à cultura e no Teatro Pedro Ivo. Vale a pensa ressaltar que segundo o Instituto Social da Grande Florianópolis, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é o único contato com a cultura que as crianças das escolas públicas da cidade tem acesso.

O Encontro Nacional de Cinema Infantil, na sua sétima edição foi um momento muito importante onde se discutiu o cinema infantil em toda a cadeia produtiva da atividade. Estiveram presentes dois importantes produtores, e detentores de algumas das maiores bilheterias do cinema nacional, Diler Trindade e Pedro Rovai. A Secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana também participou do evento, onde garantiu que o cinema para as crianças merecerá uma atenção especial na sua gestão. Abrão Scherer, distribuidor, Adhemar de Oliveira, exibidor, Silvio da Rin, atual diretor da TV Brasil, João Batista Pimentel, presidente do CBC, também participaram.

A 10º Mostra também realizou um Seminário sobre Educação, Cinema e Cineclubismo, para propor que as escolas organizem seus próprios cineclubes e as crianças possam ampliar seu olhar em relação ao audiovisual e ao mundo.

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis trabalha incansavelmente para o desenvolvimento do cinema brasileiro para as crianças, e a partir da 10º está empenhada também para a circulação desta produção. Existem milhares de crianças no Brasil que nunca viram um filme, e a Mostra quer possibilitar esta rica experiência.

Veja também

Programação 2011 (PDF)

Oficinas 2011

Troca de Ideias 2011

Notícias 2011

Vídeo sobre Seminário Estadual de Cineclubismo, Cinema e Educação

7º Encontro Nacional do Cinema Infantil

Fotos da Mostra 2011