mostra2009

A 8ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis integrou o calendário oficial do Ano da França no Brasil. Realizada de 26 de junho a 12 de julho de 2009 no Teatro Governador Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo, na rodovia SC-401, apresentou mais de 80 filmes, entre longas, médias e curtas, raramente difundidos em circuito comercial.

A cada ano cresce a procura de realizadores brasileiros pela Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Em 2009, houve 123 filmes inscritos, e 68 selecionados, chegando a 12 estados representados na Mostra Competitiva. Em 2008 foram 112 inscritos e 54 foram selecionados. O melhor filme é escolhido por um júri formado por crianças.

Entre os convidados da 8º edição, o cineasta francês Michel Ocelot, criador do personagem Kirikou; a atriz Dira Paes, que lançou livro; o secretário do audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin; o diretor Paulo Nascimento, que veio para a sessão de pré-estreia de seu longa-metragem A Casa Verde, e o pernambucano Wildes Sampaio, da Ong WSP Brasil, que promoveu projetos sociais de produção audiovisual para crianças e adolescentes.

Política e produção

O 5º Encontro Nacional da Mostra, com o tema “Cinema Infantil no Brasil e no Mundo“, reuniu representantes de instituições e emissoras de TV do Brasil, produtores nacionais e internacionais. A mesa foi composta por Carla Camurati, diretora do Festival Internacional do Cinema Infantil (FICI), Sannette Naeye, do Cinekid (Holanda) e Silvio Da-Rin, da Secretaria do Audiovisual (MinC). O Encontro foi realizado no dia 27 de junho, a partir das 9 horas no Hotel Majestic.

No Hotel Majestic também ocorreu o 2º Pitching, no dia 27, às 14 horas, e no domingo, dia 28, às 9 horas, com a escolha de um projeto, entre sete selecionados, de um filme de longa-metragem voltado para o público infanto-juvenil, que irá participar de fóruns de coprodução com países europeus.

Veja também:

Debates 2009 – 5º Encontro Nacional do Cinema Infantil

2º Pitching – 2009

Oficinas 2009

Notícias 2009

Fotos da Mostra 2009