Diretora Geral da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Luiza Lins, diretora geral da Mostra de Cinema Infantil de FlorianopolisLuiza Lins é catarinense e realizou os seus estudos na cidade do Rio de Janeiro e Nova York. Trabalhou como atriz no programa infantil Revistinha, da TV Cultura de São Paulo, como dubladora profissional na empresa Álamo SP, e em várias peças teatrais.

Trabalhou em TVs como apresentadora de telejornal e realizou, como produtora executiva, vários documentários, entre eles “Arquitetura na Ilha de Santa Catarina” e “O Capitão Imaginário”, este último premiado como o melhor filme ecológico do Brasil de 2002.

Foi produtora do Programa “A Escola TV”, do Governo de Santa Catarina, e de outras produções voltadas à educação.

Em 2002, criou a empresa Lume Produções Culturais e idealizou e realizou a primeira Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, evento pioneiro no Brasil que promove a inclusão social, a educação através do cinema e o desenvolvimento do cinema infantil nacional.

Realiza encontros e seminários para o fortalecimento do cinema infantil brasileiro em todo o país. Foi vencedora, por duas vezes, do Edital Curta Criança, do Ministério da Cultura, e realizou os filmes: “O Mistério do Boi de Mamão” em 2006, e “Campeonato de Pescaria” em 2009.

Foi presidente da Cinemateca Catarinense – ABD/SC entre 2006 e 2008. Participou na equipe de curadoria infantil da Programadora Brasil/MINC em 2008,2009 e 2012, projeto que visa a democratização do conteúdo do cinema nacional. Desde então disponibiliza todos os filmes inscritos nas Mostras de Cinema Infantil para a Programadora Brasil em uma parceria que visa democratizar cada vez mais o acesso das crianças ao cinema.

Recebeu Medalha de Mérito Cultural Cruz e Souza do Conselho de Cultura do Estado de Santa Catarina em 2008, pelo trabalho desenvolvido na Mostra de Cinema Infantil.

Participou como jurada infantil do Festival de Cinema Infantil e Jovem Adultos de Hamedan, no Irã, no Festival Prix Jeunesse Iberoamericano de São Paulo, no Festival Nueva Mirada em Buenos Aires.

Recebeu Moção de Aplauso da Câmera de Vereadores de Florianópolis pelo trabalho realizado na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e por levar mais de 100.000 crianças da cidade ao cinema.

Participou do Pitching do Buff Festival, em Malmö, na Suécia em 2009 e 2010.

Lançou o DVD duplo “O Mistério do Boi de Mamão” e Campeonato de Pescaria e distribuiu para cineclubes, escolas e pontos de cultura de todo o Brasil.

Recebeu o Prêmio Franklin Cascaes, da Secretaria Municipal de Cultura de Florianópolis, por Destaque Cultural em Cinema no ano de 2010. Foi homenageada no Festival de Atibaia em 2011 por realizar a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis há 10 anos.

Em 2011 lançou a Caixa Comemorativa dos 10 anos da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis contendo 33 filmes de curtas metragens brasileiros e distribuiu gratuitamente 2.000 exemplares para cineclubes, escolas e pontos de cultura de todo o Brasil. Lançou também um canal exclusivo de cinema infantil na internet, no site: www.filmesquevoam.com.br.

Em 2011 recebeu o Prêmio Pontinho de Cultura do Ministério da Cultura pelo trabalho de divulgação e circulação de filmes infantis brasileiros por todo o país.

Participou do 1º Encontro Nacional de Cultura Infância, realizado pela Secretaria de Cidadania Cultural, do Ministério da Cultura em 2011 no Rio de Janeiro.

Em 2012 participou do pitching no Fórum de Financiamento na Suécia com dois projetos brasileiros, Tainá 3 e Tarsilinha, e fez palestra sobre o cinema infantil brasileiro dentro do Seminário “Olá Brasil!” no Festival.

Participou como palestrante do VI Encontro Internacional de Cinema e Educação na UFRJ, e do Com Kids, em São Paulo.

Em 2013  foi vencedora do Edital Catarinense de Cinema na categoria vídeo com o filme “O Sumiço da Coroa. O filme foi lançado na abertura da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis do mesmo ano.

Participou de Seminário sobre Cinema Infantil no Mundo no Festival de Cinema de Estocolmo, onde exibiu também o filme “O Sumiço da Coroa” seguido de bate papo.

Realiza Mostras de cinema para crianças em várias cidades catarinenses e de todo Brasil (Triunfo, Vitória da Conquista, Aracajú, Salvador, Campos de Jordão, São Luiz , Porto Alegre, Bonito e etc.) Realiza curadoria para vários Festivais de Cinema Brasileiros (Brasília, Amazonas e etc..) e faz palestras sobre Cinema e Educação em várias universidades e eventos por todo o país.

Faz parcerias com cineclubes para disponibilizar o acervo da Mostra Infantil, sempre com o objetivo de divulgar e promover o cinema brasileiro. Idealizou o Circuito de Estadual de Cinema Infantil que acontece em mais de 150 municípios catarinenses e também no Ceará.

Participou da TEIA 2014 em Natal junto com o Grupo de Trabalho da sociedade civil que atua no Ministério da Cultura por uma política transversal para de Cultura para a Infância.

É a produtora local da Mostra de Cinema e Direitos Humanos em Florianópolis, uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que acontece em todas as cidades brasileiras.