Oficinas 2007


Oficina stop motionEste ano a Mostra continuou trazendo novidades para os professores e as crianças. Tivemos uma oficina de produção de animação para os professores da rede pública municipal, oficinas de animação para as crianças e, como já é tradição na Mostra, oficina de documentário para as crianças do Projeto Esperança do Bairro Chico Mendes.

Oficina de produção de animação

Os professores tem recebido atenção especial da Mostra de Cinema Infantil desde o início com vários tipo de oficinas. Mas são nas oficinas de animação que eles mais se entusiasmam. A animação tem sido utilizada na educação de forma crescente e tem se mostrado um instrumento pedagógico muito eficiente e lúdico.

Este no a Mostra deu mais um passo no sentido de levar definitivamente a animação para as escolas, promovendo uma oficina de 3 dias para 30 professores da rede municipal de educação. A oficina foi ministrada pelo Núcleo de Animação de Campinas, que já participou de oficinas nas Mostras passadas. Nesta oficina os professores fizeram uma animação que será apresentada no final da Mostra.

Oficina de animação no final de semana para as crianças

No final de semana do dia 07 e 08 de Julho, no final de semana do meio da Mostra, acontecem oficinas de Pixiliation e Stop Motion para as crianças. As oficinas acontecerão durante todo o final de semana em horários definidos e será necessário o agendamento das crianças pelo telefone: 32234989. As vagas são limitadas.

Oficina de Massinha (stop Motion)

Stop motion é uma técnica de animação que utiliza personagens reais feitos en diversos materiais sendo o mais comum a massa de modelar ou a massinha.

No cinema o material utilizado tem que ser resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses, pois para cada segundo de filme são necessários 24 quadros (frames).

Os personagens são movimentados e fotografados quadro-a-quadro. Estes quadros são posteriormente mostrados em seqüência criando a impressão de movimento.

Depois dessa fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música. Alguns dos filmes feitos com a técnica de massinha foram: O Estranho Mundo de Jack (1993), A Fuga das Galinhas, A Noiva cadáver e o curta-metragem brasileiro Minhocas.

Veja vídeo produzido na Oficina de Stop Motion:

Oficina de Pixilation

Esta pode ser considerada uma das mais antigas técnicas de animação, utilizada pela primeira vez em 1911 no filme Jobard ne peut pas voir les femmes travailler pelo émile Cohl.

Pixilation é uma técnica dentro da animação stop moton na qual atores ou objetos reais são movimentados e estes movimentos são captadosm quadro-a-quado (como fotos) ATRAVÉS DE UMA CÂMERA (PODE SER DE CINEMA, VÍDEO OU DIGITAL) crianso uma seqüência de animação.

A cada seqüência de 24 fotos teremos 1 segundo de animação.
É possível criarmos várias brincadeiras utilizando esta técnica como andar deslizando, flutuar e muitas outras.

Veja vídeo produzido na Oficina de Pixilation:

Oficina Meu olhar, Meu lugar

Adolescentes do Projeto Esperança, da comunidade Chico Mendes de Florianópolis, participam da oficina de vídeo-documentário Meu Olhar, Meu Lugar. Coordenada pela jornalista Kátia Klock, da ONG Comunica, a oficina também foi ministrada pela jornalista Claudia Repsold. O resultado do trabalho é um documentário sobre o bairro e a interação dos adolescentes na Mostra de Cinema. Meu Olhar, Meu Lugar é um projeto desenvolvido pela Comunica, organização não-governamental que tem o objetivo de promover a inclusão social e digital, levando conhecimentos de comunicação e novas tecnologias a diferentes classes sociais.

Veja também: www.meuolharnamostra.blogspot.com/

Fotos das Oficinas 2007

Deixe seu comentário