Dublagem ao vivo e “Bubu e as Corujinhas”: destaques do último fim de semana

Dublagem ao vivo e “Bubu e as Corujinhas”: destaques do último fim de semana


Quem passou pelo Teatro Pedro Ivo, neste sábado (7), pode conferir, na segunda sessão de curtas internacionais, a dublagem ao vivo de “Shellshock”, “Fish” e “The man who built dragons” feita por crianças, algo inédito na Mostra de Cinema Infantil. A coruja Bubu, da série “Bubu e as Corujinhas” estava presente e foi a estrela da tarde. Durante a sessão, foi exibido o episódio “O Resgate”, seguido de bate-papo com Débora Obrer, produtora executiva, e Thomaz Martinz, diretor de animação.

Post-site (4)

Alanis Dias, Alice D’Avila, Clara Cairuga Miguel, Gustavo Marcos, Isaque Mesquita, Maria Alice Marian e Nicolas Kalkmann fizeram parte da oficina de Voz Original e Dublagem, ministrada por Igor Lima, no primeiro dia de evento (30/06), e hoje tiveram a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprenderam. Além dos curtas citados anteriormente, também foram exibidos na sessão: “Ant”, de Julia Ocker (Alemanha); “Autumn leaves”, de Saman Hosseinpuor (Irã); “Koyaa – wild sunbed”, de Kolja Saksida (Eslovênia); e “Night moves”, de Falk Schuster (Alemanha).

Maria Alice, 9 anos, é aluna de teatro e diz estar acostumada com os palcos, mas como dubladora foi a primeira vez. “Eu achei muito legal a experiência. Fiquei nervosa, mas depois relaxei. O curta que mais gostei de dublar foi “Shellshock” porque achei a história legal. Eu fiz o papel da mãe e o que mais gostei da minha fala foi a risada da minha personagem”, conta.

Post-site (3)

Após a sessão, Débora Obrer, Thomaz Martinz e os dubladores mirins participaram de um bate-papo e falaram um pouco mais sobre a série “Bubu e as Corujinhas” e a experiência de dublagem.  Os personagens desenhados pelo artista Luciano Martins saíram das prateleiras da marca catarinense Uatt? e viraram desenho animado. Para Thomaz, a interação com as crianças foi a melhor parte. “Hoje vimos como as crianças interagem. Às vezes, a gente acha que é só o adulto que vai perguntar, mas as crianças perguntam muito também. É legal ver esse retorno!”, diz. Débora define o evento como “sensacional” e acrescenta “Participar de uma Mostra que é referência não só no Brasil, como na América Latina, é maravilhoso!”.

Durante o bate-papo, Débora também falou sobre a relação com o canal pago Disney, que comprou o direito de transmissão por um ano e tem exclusividade na América Latina. “Na América Latina, estamos na Disney Junior e, no Brasil, na Junior e Channel. Isso é muito bacana porque mostra uma marca brasileira, catarinense e manezinha que está ganhando o mundo. Tem também TVs da Europa que compraram e agora estamos entrando, através da internet, no mercado norte-americano. É sensacional pensar que a Bubu vai estar por aí voando, ganhando o mundo, sendo uma série daqui de Santa Catarina”, declara.

Post-site (1)

Quem também esteve presente, pela segunda vez, foi o tenista catarinense Guga Kuerten. Guga considera a iniciativa “exemplar”. “Aqui as portas estão abertas para todas as pessoas. É uma atividade que relembra Florianópolis de muitos anos atrás, aqui as pessoas se relacionam com classes diferentes, sem grandes pretensões a não ser saborear o momento, o agora. Acredito que iniciativas como essa aumentam as possibilidades das crianças conhecerem mais o mundo. Às vezes o ingresso de cinema é mais caro e está distante da realidade de alguns, então acho que o evento pode até ser uma transformação de vida, um incentivo, como foi comigo nas quadras de tênis, recebendo uma raquete”, expõe.

sessao-curtas-dublagem

No domingo (8), a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis terá encerramento gratuito. A programação começa às 15h, com o lançamento do livro ‘Novos Contos’, de Rogério Sganzerla. E depois, às 16h, tem show de encerramento com a atração “Tchiribim Tchiribom cantando pelo Mundo com Fortuna”, com músicas de Hélio Ziskind. Para participar basta meia hora antes no Teatro Governador Pedro Ivo.

 

Texto: Ana Luiza Fernandes

Fotos: Carolina Arruda

Deixe seu comentário