Curtas de diferentes lugares do mundo na Sessão Fiesc

Curtas de diferentes lugares do mundo na Sessão Fiesc


A Mostra de Cinema de Florianópolis acontece no Teatro Pedro Ivo e também nos bairros da Grande Florianópolis, através da Mostra Itinerante, em mais de 200 cidades catarinenses, por meio do circuito, e na FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, onde aconteceu a Sessão Jovem Fiesc, dia 6, às 9h.

Nesta sessão, foram exibidos filmes dos países Espanha, Alemanha, Georgia, Reino Unido e Irã. Nos gêneros ficção e animação, as produções proporcionaram aos espectadores o contato com diferentes culturas através das histórias narradas, o que favorece a construção de um cenário amplo, no qual todos somos diferentes, mas todos somos iguais.

O curta “I am Sami”, por exemplo, conta a história de Sami, 10 anos, que vive numa zona de guerra e forçado a tomar decisões além de sua compreensão, decisões nas quais podem privá-lo de sua infância e mudar sua vida para sempre. A direção do curta é de Kae Bahar (Reino Unido / Curdistão Categoria).

 

A033_C017_1209BJ
I am Sami, de Kae Bahar

 

Já em “The portraits”, uma menina pré-adolescente tenta ser notada por um menino de sua aula de pintura. O filme feito na Georgia, com direção de Tamuna Saneblidze, traz um tema universal permeado pela cultura do país.

A sessão FIESC aconteceu dia 6 e a mesma seleção de filmes foi exibida também durante a Sessão Jovem Curtas Internacionais no sábado, dia 8, no Teatro Governador Pedro Ivo.

Nesta sessão foram exibidos, além dos citados acima, os curtas “Just this once” (Irã), “Darrel” (Espanha) e “Hewat” (Alemanhã).

 

 

 

Texto: Letícia Kapper
Fotos: Kélen Oliveira
Repórter: Tata Fromholz
Cinegrafista: Marco Martins
Edição: Ana Clara

Deixe seu comentário