Crianças realizam stop motion em oficina de animação

Crianças realizam stop motion em oficina de animação


Na manhã deste domingo, 10 crianças participaram da oficina de Introdução ao Cinema de Animação, ministrada por Ally Collaço, no Teatro Pedro Ivo. Em grupo, os pequenos trabalharam para criar curtas em stop motion, técnica que utiliza de fotos para montar a animação.

Através dos elementos disponíveis, as crianças puderam imaginar e criar as histórias para iniciar a produção. Eram quatro cenários disponíveis: selva, rua, cidade e espaço. Enquanto uma fazia as fotografias, através de aplicativo, duas ficavam responsáveis por animar os personagens do stop motion.

“Eu tive uma ideia!” exclamou Sofia, de 6 anos, quando as crianças se reuniram em volta da mesa para escolher as peças e o cenários dos filmes. Junto da Sara, 9 anos, a garota elaborou a história de uma princesa e dois cavaleiros.

Estéfano, Mateo e Pedro, ambos de 7 anos, produziram “Os dinossauros e o pássaro”, em que um dinossauro tentou comer o outro e o pássaro se esforça para ajudar o personagem ameaçado. Depois de escolher os personagens e fazer a gravação, era hora dos meninos gravarem o áudio para compor o filme.

Quem comandou a oficina foi Ally Collaço, Mestre em Educação. A oficineira trabalha como professora de cinema há 10 anos em Florianópolis. Na próxima semana, a cineasta também ministra a oficina A Invenção do Cinema para Pequenos Curiosos, dia 8, às 10h. As inscrições já estão encerradas.

 

Confira o resultado da produção:

 

 

Galeria de fotos

 

Texto: Milena Coutinho
Fotos: Carolina Arruda


Deixe seu comentário