Conteúdo infantil na tevê


Ambar de BarrosA democratização do acesso das crianças ao cinema infantil é um dos temas centrais do 2º Fórum de Políticas Culturais voltadas para a Infância, que se realiza nesta sexta, 11 de julho, no Centro Integrado de Cultura (CIC). O Fórum faz parte da programação da 7ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Uma das debatedoras é a jornalista Âmbar de Barros, diretora do Núcleo de Conteúdo Infanto-Juvenil da TV Cultura de São Paulo. Ela pretende viabilizar uma parceria com a Mostra para a difusão de filmes nacionais na grade da emissora.

“No Brasil, durante muito tempo e até recentemente, a fome dominava a pauta de quem trabalha com os direitos das crianças”, diz Âmbar de Barros, que até o ano passado era representante da Unicef no país. “Entre 1996 e 2006 a desnutrição infantil caiu pela metade, especialmente no Nordeste, e o acesso à escola pública foi universalizado. Em políticas públicas o resultado do trabalho é o aumento da demanda. Surgem então novas prioridades a serem atendidas simultaneamente. A questão cultural, especialmente a do audiovisual, começa a ganhar espaço, à medida que questões básicas vão sendo atendidas”.

Âmbar de Barros destaca a importância da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e a maneira como é concebida, privilegiando diversos enfoques, como a exibição de filmes de qualidade, questões de mercado, formação de platéia e políticas culturais: “O trabalho da organização da Mostra é heróico”, diz. “Produção audiovisual no Brasil já é um ato de fé. Para crianças, então, e por 17 dias!”.

Ela acredita que, em um cenário no qual a maioria da população brasileira assiste apenas à tevê aberta – com programas que promovem o consumismo e relações desiguais de gênero, por exemplo – a TV Cultura ganha importância enorme. “A maior parte das crianças das classes C e D só tem acesso a programas de qualidade pela tevê pública. Por isso estamos buscando parceiros que têm a mesma preocupação com a identidade cultural brasileira. Espero que possamos levar alguma coisa desse conteúdo maravilhoso da Mostra para que possa chegar a um número maior de crianças.

Deixe seu comentário