TV Mostra: confira os vídeos desta edição


A 16ª Mostra de Cinema Infantil teve pré-estréia de filmes, bate-papo com diretores, oficina para adultos e crianças, sessão de curtas com libras e audiodescrição ao vivo, legendas para surdos e ensurdecidos em todos os filmes, palquinhos e muito mais. Confira a cobertura!

 

 

Confira os vídeos da TV Mostra!

 

Todos os anos, os curtas metragens nacionais mais votados pelo público, júri oficial e júri especial formado por crianças recebem premiação na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Conversamos com os jurados para saber quais os critérios de avaliação e escolha e quais foram esses filmes.

 

Alguns realizadores estiveram presentes nessa edição da para conferirem a exibição de seus filmes e conversarem com a gente. E numa enorme coincidência, ‘ A roupa nova do Papai Noel’ e ‘ Brinquedo novo’ foram dois dos escolhidos na votação da Mostra Competitiva como alguns dos melhores curtas apresentados esse ano.

 

 

A abertura da 16º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis foi com o Encontro Nacional de Cinema, que teve a participação de representantes do poder público e entidades voltadas à educação discutindo o tema. Na ocasião, também foi relançada a revista ‘ Filme Cultura’, que tem como tema dessa edição o universo do cinema infantil.

 

 

Célia Catunda, diretora de ‘Peixonauta- o filme’ falou com a nossa equipe sobre a criação do personagem e como foi criar um longa metragem a partir de uma série de sucesso.

 

 

“Temos o audiovisual como ferramenta na luta por uma educação anti-racista”, afirmou Maria Corrêa e Castro, da Equipe de Mobilização do Canal Futura, durante o Fórum de Cinema e Educação, que integra a programação para adultos da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. A atividade, uma parceria entre Canal Futura, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e Mostra de Cinema Infantil, é voltada para educadores e acontece nesta quinta (29) e sexta (30).

Numa sala da Secretaria de Educação – Unidade Ferreira Lima, professores, diretores e bibliotecários se reuniram em torno de um objetivo bem claro: se apropriar de ferramentas para levar para o dia a dia das escolas o tema “relações étnico-raciais” e, assim, consolidar uma educação anti-racista.

 


Através da Mostra Itinerante, estudantes de escolas municipais da capital recebem durante o evento o cinema em suas escolas. Fomos conferir uma sessão super especial para idosos e crianças na Serte e conhecer um pouco mais do trabalho da Sofia Mafalda, que há onze anos é a responsável pela itinerância.

 

O público infanto juvenil também tem o seu espaço garantido na Mostra. Fomos acompanhar a Sessão Jovem, que aconteceu na FIESC e trouxe curtas internacionais, alguns destes que retratam a situação atual de guerras e refugiados em várias partes do mundo.

 

Confira como foi o primeiro final de semana da 16º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Teve pré estréia de longa, lançamento de revista, palquinho, sessão com lotação quase esgotada e muito mais.

 

As oficinas relacionadas ao universo do cinema já fazem parte da programação da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Nessa edição, o público adulto também pode aproveitar para acompanhar a oficina ‘ “Como Escrever Roteiro Audiovisual para Crianças”, enquanto as crianças se divertiram no workshop de ‘Introdução de Cinema de Animação’ e poderão saber mais sobre a sétima arte na oficina ‘A Invençao do cinema para pequenos curiosos’, que acontece no último final de semana.

 

 

Repórter: Tata Fromholz

Cinegrafista: Marco Martins

Edição: Ana Clara


Deixe seu comentário