Circuito de Cinema Infantil

O Circuito de Cinema Infantil é um evento anual voltado para educadores e interessados em cinema e educação. Tem como objetivo democratizar o acesso ao acervo de filmes da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e levar cinema brasileiro para o maior número possível de crianças de Santa Catarina e do Brasil. Acontece desde 2011, com debates, oficinas de audiovisual para contextos educativos e exibição e distribuição de filmes em plataforma on-line e DVDs.

10 anos de Circuito 

De 2001 a 2019, o Circuito realizou evento anual (em parceria com várias entidades, entre elas a Federação de Municípios) com palestras e oficinas para capacitação de gestores culturais e de professores, com objetivo de prepará-los para organizar mostras de cinema em suas cidades e cineclubes nas escolas. Além da formação, os profissionais participantes recebiam um kit com DVD de curtas-metragens brasileiros, camiseta e cartaz de divulgação. 

Nesses 10 anos, a equipe do Circuito também circulou por cidades catarinenses, e, em 2009 e 2010, por municípios do Ceará, para exibir filmes e ministrar oficinas e palestras. Além disso, enviou DVD com curtas-metragens para instituições de várias partes do país. 

Não é possível mensurar o número de pessoas beneficiadas, pelo fato de os filmes ficarem nos municípios e serem exibidos mais de uma vez, ou seja, terem efeito multiplicador. Só em 2016, quando a equipe da Mostra se dedicou a contabilizar resultados, estima-se que 100 mil crianças foram alcançadas por meio das ações do Circuito.

Circuito on-line

Em 2020, o Circuito passou a ser completamente on-line, em consequência da necessidade de isolamento social imposta pela pandemia de Covid-19, mas não perdeu em qualidade ou acolhimento. Também continuou distribuindo os DVDs com os filmes, especialmente no interior de Santa Catarina, para que crianças que não têm acesso a internet pudessem assistir aos curtas-metragens brasileiros.

Desde o início do projeto até 2020, já foram lançados 17 DVDs, que no total contém 140 curtas-metragens brasileiros.

Na versão on-line, o evento ganhou força por contar com convidados de várias partes do país e alcançar professores e professoras de todo o Brasil com sua programação gratuita, que discute temas atuais como cinema, educação, direitos humanos, meio ambiente, entre outros.

Todos os debates e oficinas dos últimos dois anos estão disponíveis no canal de YouTube Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    Mostra de Cinema Infantil