Os 10 filmes que compõem o DVD distribuído para o Circuito são voltados para o público infantil e todos tem classificação indicativa livre. Sugerimos que as sessões sejam direcionadas a crianças a partir dos 4 anos. Todos os filmes são brasileiros, de diversos estados. Através desses filmes, a criança pode ter acesso a um cinema diferente daquele que assiste na televisão ou na sala comercial, além de conhecer um pouco da cultura de outros lugares. São histórias divertidas que transmitem noções de cidadania e de identidade cultural, além de mostrar a diversidade cultural do país. Confira as sinopses dos filmes abaixo:

 

DVD 10 – 68 minutos

1 – A escola de ensino fenomenal (de Nélio Spréa, ficção, PR, 2014, 10 min)
Na Escola de Ensino Fenomenal, as ideias dos alunos são levadas à a sério. Salas de aula, corredores e pátios são locais onde as iniciativas culturais das crianças afloram, contagiando professores e funcionários. Crianças e adultos se misturam e se confundem numa festa nunca antes presenciada dentro de uma escola.

2 – Bravura (de Giovanni Girardi e Flávio Tavares, animação, SC, 2014, 4 min)
Um toureiro espanhol que realiza uma tourada atrapalhada no México.

3 – As aventuras de Minuano Kid (de Pedro Antoniutti e Edison Rodrigues, ficção, RS, 2014, 10 min)
Juninho, um garoto de nove anos tem um amigo muito especial: Minuano Kid, um super-herói com medo do escuro. A dupla supera junto os “dilemas” que toda criança desta idade é capaz de enfrentar em seu dia a dia.

4 – Super Plunf (de Camila Kauling e Henrique Luiz P. Oliveira, animação, SC, 2014, 9 min)
Um menino consome apenas comida de preparo instantâneo, até que a sua curiosidade pelos sons o conduz a conhecer outras formas de alimentação.

5 – Menino da Gamboa (de Pedro Perazzo e Rodrigo Luna, ficção, BA, 2014, 14 min)
Gum é um menino de nove anos, nativo da praia da Gamboa, no litoral da Bahia. Ele nutre uma profunda admiração por seu irmão mais velho, que é carregador de malas para os turistas que chegam à ilha. À sua maneira, Gum dará um jeito de ser como seu irmão.

6 – Ana e a borboleta (de Isabela Veiga, animação, GO, 2015, 8 min)
Ana, uma menina de cinco anos, aguarda sua nova amiga borboleta brotar do casulo e, enquanto isso, canta para ela a música que aprendeu em seus sonhos. Mas um dia a menina esquece a canção, e assim começam os pesadelos. Chega a vez de a borboleta cantar para Ana.

7 – Procura-se (de Jéssica Lopes, ficção, SP, 2014, 13 min)
Miguel tem um amigo muito especial: seu avô Bartô. Inseparáveis, os dois moram na mesma casa e alimentam a cada dia uma intensa relação de amizade e parceria. Porém, quando os sintomas do Alzheimer começam a afetar a rotina da casa, Miguel terá a missão de ajudar seu avô.

DVD 11 – 64 minutos

1 – Vai que é tua Tafarinha (de George Augusto, ficção AM, 2015, 5 min)
Dois curumins desbravam o Rio Amazonas e, em uma canoa, encontram durante o percurso o material necessário para a prática do esporte que é paixão dos brasileiros.

2 – Salu e o cavalo marinho (de Cecilia da Fonte, animação, PE, 2014, 14 min)
O filme conta a história de Mestre Salustiano, um dos artistas populares mais famosos do Brasil. Filho do rabequeiro João Salustiano, Salu logo cedo sonha em participar de um grupo de Cavalo Cavalo-Marinho, folguedo típico da região onde mora.

3 – Valentino (de Cassiana Maranha, ficção, PR, 2014, 4 min)
Valentino tem nove anos e é apresentado à música por sua amiga da mesma idade, Sofia. Ele se encanta e um novo mundo se abre ao pequeno garoto. Valentino decide ser músico. Uma história sobre a realização do improvável, a determinação para alcançar um objetivo e o valor do amor.

4 – Dalivincasso (de Marcelo Castro e Marlon Amorim Tenório, animação, SP/RJ, 2014, 11 min)
Um quadro inédito, o encontro de dois gênios em uma única pintura, chega ao museu numa noite chuvosa. O zelador observa a obra sendo levada ao salão onde será exposta ao público. A caixa molhada pinga sobre a pintura, amolece a tinta e liberta os pintores, que saem pelo museu interferindo de forma cubista e surrealista nas obras.

5 – Nham Nham – A criatura (de Lucas de Barros, ficção, SC, 2015, 13 min)
Lucas se muda para uma casa nova e faz um amigo que o ajuda a esquecer os problemas. Só que esquecer nem sempre é a melhor maneira de lidar com eles

6 – Antes que seja tarde (de Alexandre Dubiela, animação, MG, 2014, 2 min)
Um rei tirano explora os recursos do seu planeta até as últimas consequências.

7 – Nuvem (de Vanessa Sandre, ficção, SC, 2014, 15 min)
A pequena e sonhadora Franciely vive em um sítio com sua mãe, Irene, uma mulher amargurada. Em uma visita, tia Rose conta que fará uma viagem de avião, e pergunta à Franciely o que ela quer de presente. A resposta é a mais inesperada: um pedaço de nuvem.