Os 6 filmes que compõem o DVD distribuído para o Circuito são voltados para o público infantil e todos tem classificação indicativa livre. Sugerimos que as sessões sejam direcionadas a crianças a partir dos 4 anos. Todos os filmes são brasileiros, de diversos estados. Através desses filmes, a criança pode ter acesso a um cinema diferente daquele que assiste na televisão ou na sala comercial, além de conhecer um pouco da cultura de outros lugares. São histórias divertidas que transmitem noções de cidadania e de identidade cultural, além de mostrar a diversidade cultural do país. Confira as sinopses dos filmes abaixo:

 

DVD 12 – 59 min

 

O jovem príncipe (de Ducca Rios, BA, animação, 2015, 3min)

O Jovem Príncipe pede ao Rei que lhe dê um pônei, e o Rei o imagina como guerreiro de sua cavalaria. Eles vão ao bosque encantado e vários pôneis e criaturas encantadas se apresentam ao garoto, porém ele não gosta de nenhum.

 

H2Obby (de Flávia Lopes Trevisan, SP, animação, 2015, 4min)

Hobby é um cachorrinho muito curioso que encontra em um cubo de gelo um novo e animado amigo. No entanto, com o evoluir da história, contratempos transformam essa recente amizade em um desafio. Será que Hobby conseguirá mantê-la?

 

Virando gente (de Analúcia Godoi, SP, animação, 2013, 10min)

Um menino chamado Bruno conta como começou a perceber a si mesmo e o mundo ao seu redor, desde quando ainda estava na barriga da sua mãe.

 

O melhor som do mundo (de Pedro Paulo de Andrade, SP, ficção, 2015, 13min)

Vinicius não coleciona figurinhas nem carrinhos, nem gibis. Ele coleciona algo que não pode ser visto nem tocado. Vinicius coleciona os sons do mundo. Mas essa não é uma tarefa fácil, especialmente quando se decide encontrar o melhor de todos: o melhor som do mundo.

 

No fim da trama (de Patrícia Monegatto, SC, ficção, 2016, 13min)

Léo, um menino de dez anos, está apreensivo. É dia de São João e ele foi nomeado o condutor da dança do Pau de Fitas. Ao lado de Estela, seu par, Léo tenta resistir à pressão exterior e recordar-se de cada passo, para que cada gesto ensaiado saia perfeito. Um passo em falso pode travar a fita, interromper a dança e por um fim na trama.

 

Meninos e Reis (de Gabriela Romeu, SP, documentário, 2016, 16min)

Num dos folguedos mais populares do Cariri cearense, o palhaço pinta a cara de preto, crianças aprendem a jogar espada com destreza, e meninas crescem como rainhas. Mas Maria, a rainha de um dos reisados mais tradicionais da região, está no último ano de reinado.

 

 

Circuito Estadual de Cinema Infantil

patrocinio-circuito