Boas histórias nas telas e nos bastidores

Boas histórias nas telas e nos bastidores


Bate-papo após sessão revela experiências pessoais transmitidas pra telona

 

“Hoje foi o dia mais feliz da minha vida”, revelou João Godoy, que assistiu pela primeira vez na telona O Pequeno mundo de Dante, criação em parceria com Fernando Ferraz. Rogério Boechat (Brinquedo Novo) e a família Bozzetti (A Roupa Nova do Papai Noel) também tiveram a experiência do cinema com suas produções na tela exibidas na Sessão de Curtas Nacionais.  No bate-papo depois da sessão, assuntos como experiências pessoais, peculiaridades e união.

As vivências do pai de uma criança de quatro anos despertaram em Rogério Boechat a ideia para o curta Brinquedo Novo, contemplado pela RioFilme em 2015. A história fala sobre um bebê que tem um brinquedo novo e, aos poucos, se torna desinteressante. “No parque, cada criança leva seu brinquedo e ao chegar lá quer o brinquedo do outro” contou. O desfecho da animação tem relação com essa experiência vivida pelo diretor, na qual acontece uma troca de brinquedos entre bebês.

Rogério Boechat
Rogério Boechat

 

A animação O Pequeno mundo de Dante, de João Godoy e Fernando Ferraz, também foi exibida na sessão e faz parte da série de mesmo nome disponível na PlayKids, plataforma online com conteúdo infantil. O resultado da produção é uma união de “garra e alegria” dos diretores, que praticamente não tinham equipe e realizaram o trabalho apenas com um animador e um assistente. “O Dante foi o resultado de 30 anos de sonho”, confessou João, emocionado. Os diretores ainda não tinham assistido o filme na tela do cinema e gostaram de ter a experiência na Mostra. “Ver as crianças interagindo é uma emoção inexplicável”, revelou Fernando.

IMG_2589
João Godoy e Fernando Ferraz

 

A família Bozzetti, que produziu o curta A Roupa Nova do Papai Noel, locou uma van em Porto Alegre, colocou a turma dentro e veio rumo à Florianópolis para participar da sessão. O filme conta a missão de Estela, Olivia, Carolina e Raul, que decidem fazer uma roupa nova para o Papai Noel poder vir ao Brasil. “A pretensão era unicamente fazer um filme pra exibir na noite de Natal para a família. Mas passado a data, decidimos colocar o filme em alguns festivais infantis e a Mostra foi o primeiro a selecioná-lo”, explicou o diretor Guto Bozzetti.

IMG_2578
Família Bozzetti

 

A Sessão de Curtas Nacionais também exibiu Eric acorde (Telmo Carvalho), Godofredo, sorvete (Eva Furnari), Macacada (Thomas Larson) e Lipe, vovô e o monstro (Felippe Steffens e Carlos Mateus).

 

 

 

Texto: Milena Coutinho
Fotos: Kélen Oliveira
Repórter: Tata Fromholz
Cinegrafista: Marco Martins
Edição: Ana Clara


Deixe seu comentário