Exposição de fotografias na Mostra

Durante o período da Mostra, os visitantes podem apreciar uma exposição de fotografias de Virgínia Yunes, no teatro Pedro Ivo. As imagens reunidas foram captadas em diferentes países: Guiné-Bissau, Bolívia, Peru, México, Argentina, Cuba, Uganda, Burundi, Quênia, India. Colombia e Brasil.

Segundo a fotógrafa, a exposição oferece um espaço-tempo de deleite e reflexão sobre a infância. “Deleite porque as imagens apresentadas mostram o poder da fotografia de recortar da fugacidade do tempo um instantâneo de leveza e graça. Nesses instantâneos são crianças que brilham e brilham com diferentes olhares, gestos, atitudes, em diversos lugares, culturas e condições sociais”, explica Virgínia.

Com essa diversidade, a exposição se propõe também a ser uma oportunidade para a reflexão sobre o lugar da criança no mundo. “Se elas aqui aparecem como protagonistas é com o intuito de apresentá-las não como o senso comum as localiza”, destaca. A concepção que surge pela lente de Virgínia é de compreendê-las como sujeitos que respiram e produzem cultura. Portanto, que estão no mundo, participando efetivamente dele.

Duas fotografias da exposição são de crianças iranianas, retratadas por Luiza Lins em viagem ao país.



Matérias relacionadas

1 Comentário para “Exposição de fotografias na Mostra”

  • Márcia Luzia G. J. Pessanha disse:

    Que linda iniciativa Florianópolis. Cinema é linguagem fantástica e muito especial para enriquecer o universo infantil.
    Sou professora e bem grande e adoro cinema infantil. Um encantamento este evento. Parabéns!

Deixe seu comentário



 


© 2002-2011 Lume Produções Culturais Ltda. Fone:(48)3232.5996.Contato.  login